TEA: projeto de Lei em Limeira propõe adaptação sonora nas escolas

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Nesta segunda-feira (4) será votado o Projeto de Lei do vereador Nilton Santos que propõe alterações nos estabelecimentos de ensino do município visando a inclusão e bem-estar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta busca a substituição de sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais em escolas localizadas em Limeira. O intuito é minimizar os incômodos sensoriais para os alunos diagnosticados com TEA, que frequentemente apresentam hipersensibilidade a estímulos do ambiente, especialmente o som.

 

Na justificativa apresentada, o vereador destaca que a iniciativa surgiu a partir da demanda de pais e responsáveis por crianças com TEA. No dia 18 de setembro do ano passado, Reinaldo Oliveira Almeida trouxe o tema à Tribuna Livre da Câmara Municipal, destacando a necessidade de adaptação nos ambientes educacionais para atender aos requisitos específicos dos estudantes autistas.

 

Estudos mencionados na justificativa apontam que entre 56% e 80% das pessoas com TEA apresentam hipersensibilidade sensorial, o que pode causar desconforto e crises diante de estímulos sonoros intensos. A proposta visa criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para esses estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento educacional e emocional. A votação ocorrerá no Plenário, durante a sessão, a partir das 16h.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection