O Movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em Limeira, o número de afastamentos por saúde mental na área de Educação acendeu um alerta com aumento de 15% dos casos em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Em resposta a um requerimento da vereadora Mariana Calsa, a Prefeitura de Limeira informou que em 2023 foram 647 afastamentos e faltas de profissionais da Educação por problemas de saúde mental. Entre os profissionais, os cargos de monitores e auxiliares de limpeza lideram, com 222 e 109 respectivamente. O número de professores também aumentou em 2023, foram 149 entre educação infantil, especial, substitutos, entre outros.

 

Na relação também é possível analisar o aumento de afastamentos de coordenadores. “A saúde mental dos profissionais da educação, principalmente aqueles presentes em sala de aula, tem se tornado um assunto muito relevante. No período grave da pandemia, isto se tornou uma questão evidente e transparente para toda a sociedade”, destaca a vereadora Mariana Calsa em seu requerimento.

 

A Secretaria de Educação destacou em sua resposta que convocou uma psicóloga para integrar a equipe do Setor de Medicina do Trabalho com o intuito de oferecer um cuidado em saúde mental a todos os servidores. A profissional tem atuado apoiando os médicos em decisões que envolvem questões psicológicas e psiquiátricas, em avaliações psicológicas e oferecendo psicoterapia em sessões individuais e em grupo.

 

“Ciente da importância desses profissionais para o município, a psicóloga formulou algumas estratégias durante o ano de 2023, tais como: reuniões com a psicóloga da educação e assistentes sociais da pasta; visitas a escolas; acompanhamento de processos de readaptação psiquiátrica junto à Divisão de Segurança do Trabalho e criação de grupo terapêutico exclusivo para profissionais da educação”, disse a Prefeitura. Para o ano de 2024 essas estratégias serão reforçadas, junto com a possibilidade de oferecer palestras e/ou acolhimentos nas escolas, durante reuniões pedagógicas.

 

PROFESSORA DESABAFA

 

“As salas de aula estão lotadas, a carga de trabalho é altíssima e a falta de apoio da gestão me deixa exausta e desanimada. É como se estivéssemos em um navio à deriva, sem rumo e sem ninguém para nos guiar”. O relato é de uma professora da Rede Municipal de Ensino. Ela preferiu não se identificar.

 

Não é à toa que o número de afastamentos por saúde mental entre os professores está aumentando. As condições de trabalho precárias e a falta de apoio da gestão estão nos adoecendo. “Sou professora há 15 anos e tenho visto as condições de trabalho se deteriorarem cada vez mais. Nos últimos anos as salas de aula estão cada vez mais lotadas, com alunos de diferentes níveis de aprendizado e necessidades. Isso torna o ensino individualizado praticamente impossível, e me sinto pressionada a alcançar resultados irreais com recursos limitados”, desabafa.

 

A carga de trabalho também é absurda. “Além de dar aulas, corrigir provas e preparar materiais pedagógicos, ainda preciso lidar com burocracias desnecessárias. Para piorar a situação, a falta de apoio da Secretaria me deixa ainda mais desanimada. Me sinto sozinha diante dos desafios do dia a dia, sem ninguém para me ouvir ou me oferecer soluções. Já faz tempo que sofro de ansiedade, insônia e falta de concentração. Sinto-me constantemente irritada e desmotivada, e até mesmo pequenos problemas me parecem montanhas intransponíveis”, finaliza.

 

 

 

Os jovens de 16 a 18 anos que desejam participar das eleições municipais deste ano têm até 8 de maio para tirar o título eleitoral, que possibilita o exercício do direito do voto. Em outubro, os eleitores escolherão os representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador pelos próximos quatro anos nos municípios.

 

Em Limeira, apenas 12,92% dos adolescentes aptos a votar emitiram o documento. Isso representa 954 dos 7.380 meninos e meninas de 16 e 17 anos do município. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, conforme a Constituição Federal. Entretanto, desde 2021, uma norma do TSE permite que jovens de 15 anos tirem o título de eleitor.

 

A Resolução do TSE nº 23.659/2021 estabelece que o alistamento eleitoral é facultativo aos jovens de 15 anos, a partir do momento em que completam essa idade. No entanto, mesmo com o título eleitoral aos 15 anos, os jovens só podem votar de forma facultativa se completarem 16 anos até o dia da votação.

 

Além dos jovens de 16 e 17 anos, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para pessoas analfabetas e maiores de 70 anos, conforme a Constituição. No Brasil, o voto é obrigatório apenas para maiores de 18 anos. Para tirar o título de eleitor, é necessário comparecer ao cartório eleitoral para realizar a coleta da biometria, especialmente para aqueles que estão solicitando o título pela primeira vez. A solicitação feita pela internet não garante a emissão do título, sendo essencial apresentar os documentos necessários para que a Justiça Eleitoral analise a solicitação.

 

 

 

Jovens de 15 anos já podem solicitar o título

 

A Constituição Federal estabelece que o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas o primeiro título de eleitor já pode ser tirado a partir dos 15 anos. A Resolução do TSE que trata da gestão do cadastro eleitoral e de outros serviços para as eleições, dispõe que, “a partir da data em que a pessoa completar 15 anos, é facultado o seu alistamento eleitoral” (artigo 30).

 

Entretanto, o título emitido nessas condições somente surtirá efeito quando a eleitora ou o eleitor completar 16 anos. Ou seja, os direitos políticos adquiridos mediante o alistamento, como o exercício do voto, só são permitidos a partir dessa idade. Se a eleitora ou eleitor completar 16 anos no dia da votação, já poderá votar. A partir dos 18 anos, o voto passa a ser obrigatório.

 

Além disso, essa solicitação deve ser feita até a data de fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições Municipais de 2024. Após o dia 8 de maio do próximo ano, 150 dias antes do pleito de outubro, não serão permitidas novas inscrições eleitorais no cadastro, entre outros procedimentos.

 

Um homem, de 45 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas em Limeira. Ele foi apresentado à autoridade por policiais do Batalhão de Ações Especiais (Baep), de Piracicaba, após a abordagem, ocorrida na região do Parque Nossa Senhora das Dores. Os militares disseram que faziam patrulhamento quando encontraram o carro, um Fiat Punto, com placas de Palhoça (SC).

O condutor do carro se assustou ao ver a viatura a ponto de quase sofrer um acidente. Com ele, foi localizado um celular, que ele se negou a desbloquear. No interior do carro, foi localizado um kit, que continha onze flaconetes com cocaína. Questionado, o suspeito alegou ser responsável pelo abastecimento de biqueiras da região e que seria membro de uma facção criminosa, desempenhando a função de disciplina dos comparsas.

Na residência dele, os policiais encontraram sete porções de maconha, mais cocaína em plásticos, algumas anotações, crack e 30 kits contendo 135 flaconetes com cocaína em cada um, totalizando 4.050 porções do entorpecente. Os policiais foram ao imóvel para pegar o documento do suspeito e receberam autorização para fazer buscas. Na delegacia, a droga foi pesada em cerca de 2,6 quilos. O flagrante foi assinado pelo delegado Siddhartha Carneiro Leão e o suspeito foi levado para a carceragem da Delegacia Seccional de Limeira.

A Câmara Municipal de Limeira aprovou na segunda-feira (15) uma lei que cria novas regras para garantir a segurança nas escolas da cidade. O projeto, de autoria do vereador Dr. Júlio César Pereira (MDB), prevê a instalação de câmeras de monitoramento dentro e no entorno das unidades de ensino, além de intensificar as rondas da Guarda Civil e permitir a presença de seguranças privados.

A lei também determina a fiscalização do comércio nas proximidades das escolas, com o objetivo de coibir a venda de produtos ilícitos ou proibidos aos alunos. Além disso, o projeto prevê a adequação dos espaços ao redor das escolas para torná-los mais seguros e a repressão intensificada aos jogos de azar e ao tráfico de drogas nas imediações.

O autor da lei, Dr. Júlio César Pereira, destaca a importância de medidas contínuas e efetivas para garantir a segurança dos estudantes. "Há tempos se fala da necessidade de as escolas terem monitoramento eletrônico, presença mais frequente de rondas e um controle mais rígido, em especial na entrada e na saída de estudantes", afirma o vereador.

A lei segue agora para apreciação do prefeito Mario Botion (PSD), que pode sancioná-la ou vetá-la. Se sancionada, a lei será promulgada e publicada no Jornal Oficial do Município, cabendo à Prefeitura a regulamentação da norma.

As cidades de Limeira, Artur Nogueira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho registram, juntas, mais de 2,5 mil casos confirmados de dengue. Com os casos em investigação e com atendimento sobrecarregado nas unidades de saúde, o número pode ser ainda maior. Os dados foram compilados do monitoramento do Governo do Estado.

 

Em Limeira, são mais de 1,4 mil casos confirmados com maior predominância em adultos de 35 a 49 anos. O município já registra quatro mortes por decorrência da doença. Com aumento dos casos, o número de reclamações na espera por atendimento em unidades de saúde também vem sendo registrado.

 

“Cheguei na UBS às 7h da manhã com febre alta, dor no corpo e dor de cabeça. Esperei por mais de 5 horas para ser atendido. Quando finalmente consegui consultar o médico, ele me disse que provavelmente era dengue e me receitou medicação para dor e febre”, disse um leitor da Gazeta. “Fui à UPA com meus dois filhos pequenos, que estavam com todos os sintomas da dengue. Passamos mais de 3 horas na sala de espera, com as crianças chorando de cansaço”, disse outra leitora.

 

Em Artur Nogueira, são 507 casos positivos com predominância de casos em pessoas de 35 a 49 anos. O município é o único da região que recebeu doses da vacina contra a doença. Em Iracemápolis, são 383 casos positivos com maior incidência em pessoas de 50 a 63 anos. Já em Cordeirópolis, são 110 casos com predominância em pessoas entre 20 a 34 anos. Em Engenheiro Coelho são 98 casos positivos com maior ocorrência em pessoas de 20 a 34 anos.

 

Tanto em Iracemápolis, quanto em Artur Nogueira, vem ocorrendo as ações de fumacê na cidade. Em Limeira, há anos que a ação não ocorre. De acordo com a Secretaria de Saúde de Artur Nogueira, a ação é necessária para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, e eliminar possíveis focos de dengue. É importante destacar que o fumacê não oferece riscos à saúde humana.

"O carro de inseticida passará pelas ruas dos bairros. Recomendamos que os moradores mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do produto. Além disso, é importante manter os animais de estimação presos, e cobrir os comedouros e bebedouros", reforça o diretor técnico da VISA, Alexandre Pissarra Scatena.

 

SINTOMAS

 

Os principais sintomas da dengue são:  febre alta repentina, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares e erupções cutâneas. A dengue pode causar sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e dor abdominal. Preste atenção a sintomas de alerta, como dor abdominal intensa, sangramento das gengivas, dificuldade respiratória e vômitos persistentes, que podem indicar complicações graves, como dengue hemorrágica.

 

 

 

 

Foto: Arquivo

A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, 15 de abril, o Projeto de Lei Nº 35/2024, da Prefeitura, que dispõe sobre a destinação do recurso de R$1.920.390,40 para ações e projetos culturais em Limeira. O recurso foi descentralizado pelo Governo Federal para o Município, conforme a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura prevista na Lei Federal Nº 14.399/2022. 

Os valores serão destinados para fomentar ações e projetos culturais, garantir o financiamento de iniciativas que contribuam para o pleno exercício dos direitos culturais pelos cidadãos brasileiros e para democratizar o acesso à produção artística e cultural, inclusive em áreas periféricas, urbanas e rurais. A execução deve ocorrer por meio de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e as áreas técnicas.   

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com vagas abertas para os seus programas de Estágio Superior e Técnico 2024.1, intitulados "Raízes do Futuro'' e "Plante o Futuro'',  respectivamente.

O Programa de Estágio Superior está com mais de 110 posições disponíveis para atuação nas áreas Florestais, Industriais e Corporativas da companhia, disponíveis nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo. Para participar, é necessário ser estudante do Ensino Superior nas modalidades bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, com previsão de conclusão do curso entre julho de 2025 e dezembro de 2026.

Já o Programa Plante o Futuro está com mais de 70 vagas abertas para atuação nas áreas Industriais, Florestais e Corporativas da companhia, nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os(as) interessados(as) devem estar estudando um curso técnico com previsão de formatura a partir de agosto de 2025.

Para ambos os programas é necessário ter disponibilidade de atuação na localidade selecionada, uma vez que o modelo de trabalho na Suzano é definido conforme a necessidade da área e unidade. O conhecimento de um segundo idioma, como o inglês, por exemplo, não é necessário.

O processo de seleção é 100% online e conta com etapas de aderência de fit cultural (avaliação do perfil do candidato ou candidata com a cultura da empresa), desafios online, dinâmicas com o time de Gente e Gestão, painéis e entrevistas. O resultado do processo seletivo será divulgado a partir de junho, com previsão de início das atividades em agosto.

Além de um plano de carreira diferenciado, com ambientações, treinamentos, encontros com mentores(as) e projetos diversos, os programas oferecem salário compatível com o mercado, assistência médica e seguro de vida, vale transporte ou fretado nas unidades industriais.

As inscrições para o Estágio Superior ficam abertas até 03 de maio e podem ser feitas por meio do link: https://www.suzano.com.br/trabalhe-conosco/estagio

Para os interessados no Estágio Técnico, as inscrições estão abertas até 30 de abril devem ser feitas pelo link: https://estagiotecnicosuzano.gupy.io/

Entre os dias 18 e 20 de abril, acontece o 3º Festival da Semijoia de Limeira. O evento, que acontecerá na Avenida Costa e Silva, conhecida como a "Avenida da Joia", voltado aos amantes de semijoias e para quem busca tendências e qualidade no segmento.

Com a participação de cerca de 50 empresas do setor, a expectativa de faturamento na casa dos R$ 8 milhões evidencia a importância econômica e comercial do evento para a região.

 

Organizado pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Limeira), com o apoio do Sicomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Limeira) e da Prefeitura de Limeira, o Festival tem como principal objetivo divulgar o potencial do setor não só para os moradores locais, mas também para os visitantes de municípios vizinhos. O evento acontece nos dias 18 e 19, das 9h às 19h, e no dia 20 (sábado), das 9h às 15h.

 

Com uma área de alimentação repleta de opções gastronômicas e um espaço exclusivo com vitrines de cada loja participante, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de uma experiência única de compras e entretenimento. Além disso, o evento é gratuito e oferece um atrativo especial: a cada R$ 500 em compras nas lojas participantes, o consumidor ganha um lindo conjunto de semijoias.

 

Para Lais Silva, empresária do ramo, Limeira se destaca como o local ideal para empreender no segmento de semijoias: "Aqui contamos com lojas excelentes que oferecem a semijoia pronta pra revender, já banhada e encartelada. Além disso, muitas marcas também oferecem fotos dos produtos, então por já estar na Capital da Semijoia, foi mais simples para começar e acredito que esse é um segmento que só cresce, ainda mais com uma grande variedade de peças incríveis, com uma qualidade excelente."

 

Além disso, André Mazuchi, empresário consolidado do setor, ressalta a importância do evento para o fortalecimento da economia local: "Esse é o grande intuito mesmo, fazer essa divulgação, colocar o nome de Limeira como um polo atacadista de semijoia e prata, fomentar toda essa economia. Quanto mais a gente vende, mais a gente contribui para o crescimento e desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva. Além disso também contribuímos no aquecimento de setores como hotelaria e alimentação, por exemplo”.

O empreendedor também ressalta a união dos empresários para que o evento aconteça com excelência. “É fantástico esse movimento, uma união de empresários que pensam no desenvolvimento do setor, num objetivo em comum. E quando nos unimos e mostramos que somos capazes de realizar eventos como este, ganhamos credibilidade não só no mercado, mas também perante instituições públicas."

 

O presidente da ACIL, Dr. Valmir Martins, destaca a importância da entidade na realização do evento: "A ACIL está empenhada em promover eventos que impulsionem o desenvolvimento econômico e social de Limeira. O Festival da Semijoia é uma oportunidade única para fortalecermos o setor e destacarmos nossa cidade como referência no segmento.”

 

Com aproximadamente 1.500 empresas que geram cerca de 20 mil empregos diretos, Limeira se consolida como o segundo maior Arranjo Produtivo Local (APL) de semijoias do mundo, evidenciando o potencial e a excelência do mercado local. Por isso, o 3º Festival da Semijoia de Limeira promete ser um evento imperdível para quem busca qualidade, variedade e sofisticação em semijoias.

 

 

 

Com informações da ACIL

No dia 19 de abril, sexta-feira, a Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, realizará o terceiro ciclo da capacitação: Cordão de Girassol e como identificar doenças ocultas. O evento contará com a palestra da psicóloga clínica Patrícia Tofoli.

 

A palestra destaca pontos relevantes do tema como o combate ao preconceito e a importância de uma abordagem correta aos usuários do cordão. A capacitação é voltada para os servidores do Legislativo, mas aberta ao público em geral, para participar basta se inscrever no link: https://escolalegislativa.limeira.sp.leg.br/evento/124.

 

O CORDÃO DE GIRASSOL

 

Aprovada sem veto no dia 17 de julho de 2023, a Lei Federal N° 14.624/23 institui o Cordão de Girassol como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas. Entre elas estão a surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais e deficiências cognitivas, por exemplo.

 

 

Quem está em busca de uma oportunidade profissional tem grandes chances de encontrar uma vaga de trabalho nesta segunda-feira, 15/4, na Feira de Empregabilidade que será realizada em Limeira.  A feira acontece das 9h às 15h, na unidade da escola Grau Técnico, na Rua Doutor Trajano de Barros Camargo, 506, Centro. A entrada é gratuita e os interessados terão à disposição mais de 200 vagas de emprego e estágio, cujos processos seletivos ocorrerão no próprio dia.

 

Durante o evento, os participantes receberão senhas para a triagem nos processos e, posteriormente, serão encaminhados para entrevistas ou cadastro no banco de talentos das empresas que estarão presentes. Dentre as opções de emprego, destacam-se vagas para operador de teleatendimento, assistente administrativo, operador de caixa, operador de máquina de costura, ajudante, revisor, analista de qualidade, repositor, contador, desenhista projetista, entregador, vendedor, estágio, auxiliar de administração PL, entre outras.

 

Tarcia Caeira, gestora executiva da unidade, explica que a iniciativa visa atender a todos que desejam ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho, bastando trazer o currículo atualizado. "Queremos gerar oportunidades de emprego para atender às necessidades dos alunos, familiares e de toda a comunidade com vagas disponíveis na cidade, fortalecendo a relação entre a instituição de ensino, o mercado e a comunidade. Além disso, nosso objetivo é capacitar profissionais e facilitar a conexão entre empresas e candidatos em busca de emprego, contribuindo para a formação e inserção no mercado de trabalho."

 

Nesta edição, mais de 8 empresas parceiras estarão ofertando vagas. São elas: Funerária Bom Pastor, PDC (Professional Darts Corporation) Escola de inglês Wizard, Droga Raia, Zaraplast, Supremacia agencia de empregos, Pat de Limeira, Supermercado Atacadão, Konecta, Estágio Total de Piracicaba e Distribuidora e Logística Ltda.

 

Grau Técnico:

O Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com mais 140 unidades, presente nas cinco regiões do país, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de três meses a dois anos, com aulas de uma a três vezes na semana. Atualmente o Grau, já possui mais de 200 mil alunos matriculados.

Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.

Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará R$ 4 bilhões neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o número final de inscrição do Pasep. Os pagamentos ocorrem de 15 de fevereiro a 15 de agosto.

Neste ano, cerca de R$ 27 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2024 será pago a 24,87 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,98 milhões trabalham na iniciativa privada e receberão o abono do PIS e 2,89 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes. O saque poderá ser feito desde o dia de liberação do lote até 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.


Quem tem direito
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.412.

Pagamento
Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre por meio de crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode fazer a transferência por TED para conta de sua titularidade nos terminais de autoatendimento, no portal ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) atendeu recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.

Em entrevista para a Gazeta, Patrícia Souza Anastácio, Conselheira da AASP e especialista em Direito do Trabalho, destacou a falta de avanços na inclusão racial no contexto trabalhista. Apesar de conquistas recentes na legislação, como a Lei 14.611/2023 sobre igualdade salarial, a questão racial ainda não foi adequadamente abordada, com trabalhadores negros continuando a receber salários inferiores.

 

Patrícia Anastácio é uma das coordenadoras da edição inédita da Revista do Advogado AASP que trouxe, pela primeira vez como tema, a igualdade racial como tema central da publicação. São 22 artigos escritos por 24 especialistas empenhados em promover e enriquecer o debate, bem como conscientizar sobre a urgência da temática.

 

Com 20 anos de atuação no mercado corporativo, em especial assessoria empresarial trabalhista em diversos segmentos atuando no contencioso, e no consultivo trabalhista sobre impacto do passivo trabalhista, amplo conhecimento em recursos humanos, departamento pessoal, treinamentos com vivência em todas as fases na gestão de pessoas. Palestrante há 5 anos na área de recursos humanos, direito do trabalho e letramento racial. Sócia do Escritório Chaul, Anastácio e Carvalho Advogados.

 

Ela destacou os desafios enfrentados para promover a diversidade e combater o racismo no ambiente de trabalho, destacando o papel do Direito do Trabalho nesse processo. Para ela ainda é preciso inclusão nos cargos de gestão para promover um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

 

Confira:

 

Quais são as principais mudanças observadas no cenário trabalhista pós-pandemia?

 

A pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, apresentou nova análise para as questões que envolvem a relação empregatícia, uma vez que, na época, houve a determinação expressa das autoridades (Estaduais e Municipais) acerca da necessidade de fechamento dos estabelecimentos em razão da rápida propagação do vírus.

 

Com isso, muito se discutiu como ficariam os contratos de trabalho para as atividades não consideradas essenciais, tais como: farmácia, hospitais, supermercados, postos de gasolinas etc.

 

O artigo 75-A da CLT e os seguintes – com mudança inserida na legislação pela Reforma Trabalhista de 2017 – trouxeram a hipótese do teletrabalho, como, por exemplo, na forma de prestação de serviços fora da sede da empresa. E foi o que ocorreu na pandemia: as empresas passaram a utilizar essa modalidade.

 

Nesse período também houve a edição de algumas Medidas Provisórias, como as 927/2020, 936/2020 e 1.046/2021, para fins de suspensão do contrato de trabalho, regularizando o trabalho em home office, além de outras intervenções para alguns setores específicos da Economia, como no Turismo, Saúde, entre outros.

 

Ou seja, no período pandêmico, algumas leis foram relativizadas para dar vazão à Economia, manter os contratos de trabalho e realizar pagamento imediato para as famílias em situação de vulnerabilidades.

 

No cenário trabalhista pós-pandemia, a realidade que se delineou – e permanece – é a da retomada do direito do trabalho, da figura do trabalhador como foco central da economia brasileira, uma vez que ficou mais do que provado que o capital e o trabalho andam juntos e um não sobrevive sem o outro. Por esse motivo, é necessário priorizar as relações de trabalho e emprego.

 

Como a legislação trabalhista brasileira tem acompanhado e se adaptado às transformações tecnológicas do mercado de trabalho?

 

O acompanhamento da legislação trabalhista quanto às inovações e aos avanços tecnológicos não é um dilema exclusivo do Direito do Trabalho e, sim, de todas as esferas do Direito, pois nem sempre a legislação consegue acompanhar essas transformações que estão cada dia mais dinâmicas.

 

As relações pós-pandemia e na era tecnológica são mais ativas, porém, há dificuldade para alguns trabalhadores voltarem ao mercado profissional e a mão de obra vem sendo substituída pela máquina, o que traz a população para a informalidade e precarização trabalhista.

 

Há um dilema quanto à proteção dos direitos da classe trabalhadora e os avanços tecnológicos junto ao mercado de trabalho, além de um apelo econômico para a flexibilização da legislação trabalhista frente ao capital, o que causa ainda mais abismo social e a desigualdade de oportunidades.

 

Quais conquistas recentes, em termos de legislação trabalhista, que promovem maior igualdade e justiça social?

 

A Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, em seu artigo 7º, elenca os direitos sociais como garantias fundamentais, assegurando a todos a igualdade – tanto para os trabalhadores urbanos quanto os rurais – e inova ao reconhecer os direitos dos domésticos, trazendo para o ordenamento jurídico a justiça social como base de nossa legislação.

 

Além disso, recentemente, foi promulgada a Lei 14.611/2023, que fala da igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens, elencando medidas de transparência e critérios remuneratórios, uma vez que estudos indicam que a mulher recebe, em média, um salário 40% menor do que o homem.

É relevante destacar, também, que a igualdade e a justiça social ainda não ultrapassaram nem avançaram na temática racial, haja vista que os trabalhadores negros continuam recebendo valores inferiores aos salários dos não negros.

 

Assim, a implantação de medidas e ações afirmativas para a promoção da mulher permanece necessária e urgente para avançarmos na igualdade assegurada na Constituição Federal.

 

A igualdade racial tem sido um tema cada vez mais discutido nos diversos setores da sociedade. Como você vê a inclusão dessa discussão no âmbito do Direito do Trabalho e quais são os principais desafios enfrentados nesse sentido?

 

As questões relacionadas à igualdade racial perpassam diversos campos: educação, saúde, trabalho e garantias, além de acessos mínimos que não estão disponíveis à população negra.

 

As empresas vêm promovendo e trazendo para o debate a discussão sobre a importância da diversidade no seu quadro de funcionários. Hoje, é notório o crescimento das companhias que entenderam a necessidade de implantar ações afirmativas para a inserção dos trabalhadores negros nas corporações.

 

O Direito do Trabalho sempre esteve à frente dessas questões, e a igualdade salarial, que não está apenas no âmbito de gênero e raça, apesar de o maior desafio ser o reconhecimento do racismo estrutural, trata-se também da falta de representatividade, desigualdades estruturais, falta de conhecimento, que devem ser considerados como parâmetros para o início do debate da inclusão dos grupos minoritários.

 

 

Como as empresas podem promover a diversidade e combater o racismo no ambiente de trabalho, e qual é o papel do Direito do Trabalho nesse processo?

 

A promoção da diversidade e o combate ao racismo, no ambiente laboral, se concretizam por meio de políticas e ações afirmativas, tais como: engajamento da liderança, ambiente de trabalho inclusivo, concessão de bolsas de estudos, palestras e letramento racial.

 

O Direito do Trabalho serve como instrumento para a implementação de medidas necessárias para promover a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, com papel importante nesse processo, garantindo a igualdade de oportunidades e combatendo a discriminação.

 

Vale ressaltar que o racismo é crime, e a discriminação ocorrida no ambiente profissional pode gerar consequências jurídicas e indenizações. Portanto, a promoção da diversidade e o combate ao racismo, nas empresas, são responsabilidades de todos, e elas podem implementar diversas medidas para criar um local corporativo mais inclusivo e justo para todos os colaboradores.

 

Em sua opinião, quais são os principais obstáculos que ainda precisam ser superados para alcançarmos uma sociedade mais justa e igualitária no contexto trabalhista, especialmente em relação à questão racial?

 

Essa é uma pergunta de difícil resposta, já que os obstáculos que ainda precisam ser superados, muitas vezes, nem são apresentados. Ainda estamos caminhando, a passos lentos, para a igualdade racial em nossa sociedade. Já temos a Lei de Cotas, que completou 10 anos; o Estatuto da Igualdade Racial; além da inclusão da obrigatoriedade de incluir percentual de candidatos negros e mulheres nos partidos políticos. Mas a Educação ainda é o caminho e a porta inicial para as oportunidades.

 

No contexto trabalhista, o investimento em ações afirmativas, como a de conscientização e educação sobre a igualdade racial, a promoção da diversidade e a inclusão de representantes negros nos cargos de gestão e em diversos setores da sociedade, bem como o combate à discriminação racial, são alternativas necessárias para o início do enfrentamento da questão racial.

 

Quais são os principais conselhos que você daria para empresas e profissionais do Direito que desejam promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário?

 

Nos meses de julho e novembro, sempre sou contratada para palestrar e, frequentemente, recebo esse tipo de questionamento (risos), e eu, constantemente, respondo com as seguintes perguntas: 1) Além dos meses de julho, conhecido como “Mês das Pretas” e, novembro, “Consciência Negra”, a empresa traz para o debate mais palestras e engajamentos que visam ao combate à discriminação racial em outras ocasiões? 2) Quantos advogados negros ou funcionários negros, de preferência em cargos de gestão, têm dentro do seu quadro de colaboradores? 3) Quais os critérios para a contratação? 4) O que a sua empresa faz para promover a desigualdade racial?

 

Se as respostas forem NÃO para todas ou maioria das perguntas, o primeiro conselho que concedo é buscar implantar ações afirmativas, engajamentos e inclusão de trabalhadores negros aos quadros da empresa.

 

A inclusão da discussão sobre a igualdade racial, no âmbito do Direito do Trabalho, é um passo importantíssimo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

 

 

Na Rede Municipal são cerca de 439 crianças aguardando por uma vaga; já no Centro de Especialização Municipal do Autista o número chega a 500

O número de crianças na fila por vagas em creches de Limeira é preocupante. Atualmente, 939 crianças estão fora da escola por falta de unidades de ensino na cidade. A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal agendou uma audiência pública que acontecerá em maio.

 

Além da Rede Municipal de Ensino, o CEMA (Centro de Especialização Municipal do Autista) também enfrenta um déficit de vagas para atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista. Segundo relatos de mães, a fila já ultrapassa 500 crianças aguardando por atendimento.

 

Uma das mães, que prefere não ser identificada, relatou que o filho de 7 anos foi laudado somente este ano. “Foram dois anos de consultas até que a devolutiva ocorreu em fevereiro. Quando recebi o laudo já me encaminharam ao CEMA, mas já chegando lá fui informada que a fila já estava próxima de 500. Foi frustrante”, disse a mãe.

 

A família conta que não tem condições financeiras para arcar com atendimentos particulares. Só de psicólogo eu gasto R$500 por mês. Ele precisa de atendimento fonoaudiólogo e de estimulação global. Estamos desesperados, pois a cada dia isso vem atrasando no seu desenvolvimento”, afirmou.

 

Outra mãe relatou o mesmo problema. “Minha filha tem 9 anos e estou aguardando na fila do CEMA para atendimento desde janeiro do ano passado. É um descaso, pois eles não têm previsão e o atendimento não chega a meia hora de sessão. Não temos mais a quem recorrer na cidade”, disse.

 

Na Rede Municipal, a situação com as vagas em creches já vem se agravando desde o ano passado. Os dados foram obtidos ontem durante consulta no site. A reportagem também confirmou que os dados foram atualizados nesta semana. A Defensoria Pública do Estado de São Paulo chegou a realizar uma audiência em novembro. Na época, mais de 2 mil crianças aguardavam por uma vaga. A Secretaria de Educação foi procurada pela Gazeta, mas não houve resposta aos questionamentos até o fechamento desta edição.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

 

A Comissão de Educação e Cultura de 2024 remarcou para o dia 22 de maio a realização de uma audiência pública sobre o déficit de vagas em creches municipais. O evento será a partir das 18h no Plenário Vereador Vitório Bortolan, com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara. Fazem parte da Comissão, os vereadores Elias Barbosa, Lu Bogo e Waguinho da Santa Luzia. 

 

Serão convidados para participar da audiência o secretário municipal de Educação, André Luis De Francesco, e representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de escolas que prestam serviço para o programa Bolsa Creche, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel).

 

DADOS NACIONAIS

 

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches por alguma dificuldade de acesso ao serviço. Isso significa que as famílias dessas crianças gostariam de matriculá-las, mas encontram dificuldades como a localização das escolas, distantes de casa, ou mesmo a falta de vagas. O percentual das famílias mais pobres que não conseguem vagas é quatro vezes maior do que o das famílias ricas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados pela organização Todos pela Educação (TPE).

 

No país, a creche não é obrigatória, mas de acordo com a Constituição Federal, é direito da criança e da família e cabe ao Estado oferecer as vagas. Pelo Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014, o Brasil deve atender pelo menos 50% das crianças de até 3 anos nas creches até 2024.

 

Os dados divulgados pelo TPE na segunda-feira (8) mostram que a meta não deverá ser cumprida e que ainda há grande demanda por vagas. Atualmente, 4,7 milhões de crianças frequentam creches, o que representa 40% do total de até 3 anos no país. Cerca de 40% não frequentam a creche por opção dos pais ou por outro motivo (3%). Entre esses motivos estão falta de dinheiro para transporte e material (0,5%), o fato de as escolas não serem adaptadas a crianças com deficiência (0,2%) e problemas de saúde permanentes da criança (0,6%).  

 

Estão abertas as inscrições para a 1ª Corrida pela Saúde - Santa Casa de Limeira, que tem o objetivo de incentivar praticantes e não praticantes de atividades físicas para uma vida saudável por meio da corrida ou caminhada. O evento, que terá renda revertida para a própria instituição, terá corrida de 5km e também caminhada de 3km.

A 1ª Corrida pela Saúde - Santa Casa de Limeira será realizada no dia 12 de maio (domingo), a partir das 7h, no Horto Florestal. O evento também vai comemorar o Dia do Profissional da Saúde, celebrado nesta data.

As inscrições já estão liberadas e devem ser feitas por meio do link: https://minhasinscricoes.com.br/Evento/1CorridadaSaudeSantaCasa

O valor da inscrição é R$ 90, com direito ao kit que inclui camiseta, medalha e chip com número. Para colaboradores da Santa Casa, o valor da inscrição é R$ 60.

Todos os pagamentos serão realizados pela forma escolhida pelo interessado no momento da compra no site.

Para mais informações, o telefone é: (19) 996766536.

A 1ª Corrida pela Saúde - Santa Casa de Limeira é organizada pelo setor de Desenvolvimento de Recursos Humanos e está inserida no Projeto de Qualidade de Vida. A Santa Casa de Limeira convida a todos para este evento que promete ser um marco na qualidade de vida de muitas pessoas. 

Prepare-se para uma experiência transformadora no Empreenda Limeira, que acontece este ano no dia 23 de abril, a partir das 14h, no Shopping Nações. O evento nasceu com a finalidade de gerar Conhecimento e Netwoking e tem o intuito de reunir pessoas com objetivo de desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Este ano, três nomes de peso foram escalados: Thiago Nigro, especialista em Empreendedorismo, fundador do Grupo Primo e idealizador do canal "Primo Rico"; Maíra Cardi, empresária do emagrecimento e analista comportamental, criadora dos programas Seca Você, Seca 360 e Desafio Seca de 21 dias e Thiago Candonga, mestre em Ciências da Religião, sócio-fundador do projeto 3 Pilares e autor do livro "365 Reflexões Bíblicas Breves".

 

Na sua terceira edição, o evento contará com o andar social, oferecendo painéis gratuitos e transmissão ao vivo pelo Youtube. Também disponibilizará um espaço de brunch com mesas e serviço de garçons, além de uma área gastronômica e espaço kids para que os pais possam desfrutar do evento enquanto seus filhos se divertem com segurança. Uma novidade este ano é a inclusão do Empreenda como petfriendly, fornecendo um espaço dedicado para receber os animais de estimação dos participantes.

 

Os ingressos já estão disponíveis com as opções Diamond (mesas Vip com acesso a partir das 14h, conforto e segurança em frente ao palco, atendimento exclusivo e direcionado, além de serviço de Open Food); Platinum (acesso a partir das 14h, próxima ao palco (após as mesas premium) e com atendimento exclusivo) e Gold (acesso a partir das 19h, área para todos os participantes).

 

Empresas que desejam fortalecer e divulgar suas marcas ainda podem entrar em contato com a equipe comercial pelos números 19 99667-5961 ou 19 99889-8886, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

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