Região ultrapassa 2,5 mil casos confirmados de dengue

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

As cidades de Limeira, Artur Nogueira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho registram, juntas, mais de 2,5 mil casos confirmados de dengue. Com os casos em investigação e com atendimento sobrecarregado nas unidades de saúde, o número pode ser ainda maior. Os dados foram compilados do monitoramento do Governo do Estado.

 

Em Limeira, são mais de 1,4 mil casos confirmados com maior predominância em adultos de 35 a 49 anos. O município já registra quatro mortes por decorrência da doença. Com aumento dos casos, o número de reclamações na espera por atendimento em unidades de saúde também vem sendo registrado.

 

“Cheguei na UBS às 7h da manhã com febre alta, dor no corpo e dor de cabeça. Esperei por mais de 5 horas para ser atendido. Quando finalmente consegui consultar o médico, ele me disse que provavelmente era dengue e me receitou medicação para dor e febre”, disse um leitor da Gazeta. “Fui à UPA com meus dois filhos pequenos, que estavam com todos os sintomas da dengue. Passamos mais de 3 horas na sala de espera, com as crianças chorando de cansaço”, disse outra leitora.

 

Em Artur Nogueira, são 507 casos positivos com predominância de casos em pessoas de 35 a 49 anos. O município é o único da região que recebeu doses da vacina contra a doença. Em Iracemápolis, são 383 casos positivos com maior incidência em pessoas de 50 a 63 anos. Já em Cordeirópolis, são 110 casos com predominância em pessoas entre 20 a 34 anos. Em Engenheiro Coelho são 98 casos positivos com maior ocorrência em pessoas de 20 a 34 anos.

 

Tanto em Iracemápolis, quanto em Artur Nogueira, vem ocorrendo as ações de fumacê na cidade. Em Limeira, há anos que a ação não ocorre. De acordo com a Secretaria de Saúde de Artur Nogueira, a ação é necessária para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, e eliminar possíveis focos de dengue. É importante destacar que o fumacê não oferece riscos à saúde humana.

"O carro de inseticida passará pelas ruas dos bairros. Recomendamos que os moradores mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do produto. Além disso, é importante manter os animais de estimação presos, e cobrir os comedouros e bebedouros", reforça o diretor técnico da VISA, Alexandre Pissarra Scatena.

 

SINTOMAS

 

Os principais sintomas da dengue são:  febre alta repentina, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares e erupções cutâneas. A dengue pode causar sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e dor abdominal. Preste atenção a sintomas de alerta, como dor abdominal intensa, sangramento das gengivas, dificuldade respiratória e vômitos persistentes, que podem indicar complicações graves, como dengue hemorrágica.

 

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection