Murilo Félix pede centro de reabilitação para pessoas com deficiência

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Com o objetivo de proporcionar melhores oportunidades de reabilitação para pessoas com deficiências físicas incapacitantes e sensório-motoras em Limeira, o deputado estadual Murilo Félix (Podemos) protocolou na última sexta-feira uma indicação ao governador João Doria (PSDB) com pedido de implantação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro na cidade.

O programa é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e destina-se aos pacientes com lesões medulares, amputados, com sequelas físicas e cognitivas de traumatismo crânio-encefálico, com paralisia cerebral e hemiplegias severas – com disfunção ou interrupção dos movimentos de membros (superiores, inferiores ou ambos), e com restrição de mobilidade. "Desde a sua criação, em 2008, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro desenvolve tratamentos avançados com programas específicos, de acordo com as características de cada paciente", justifica Murilo.

Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares de profissionais especializados em reabilitação, como médicos, enfermeiras, fisiatras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e assistentes sociais.

"Limeira possui mais de 300 mil habitantes e a demanda por tratamento de reabilitação tem sido crescente nos últimos anos. Além disso, vale considerar a disponibilização de profissionais qualificados para prestar serviços numa unidade de reabilitação da Rede Lucy Montoro", reforça.

Atualmente, estão em funcionamento as unidades de Campinas, Clínicas, Fernandópolis, Lapa, Marília, Mogi Mirim, Morumbi, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Umarizal e Vila Mariana.

Desde 2009, o programa conta com a Unidade Móvel para as demandas mais urgentes de fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção em todo o Estado. Trata-se de um caminhão de 20 toneladas e 100% adaptado de 15 metros de comprimento. Além de elevador hidráulico para atender cadeirantes ou pessoas em maca, a Unidade dispõe de banheiro adaptado, um consultório médico, sala de espera e oficina de órteses e próteses, composta por salas de prova, de máquinas e de gesso.

No Internet Connection