NOTAS PARA 24-01-20

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

BRASIL
Petrobras
reduz preço
da gasolina

A Petrobras reduziu os preços da gasolina em 1,5%, em média, nas suas refinarias. A queda do óleo diesel - S10 e S500 - foi de 4,1%. Já o diesel marítimo ficou 4,3% mais barato, informou a estatal por meio de sua assessoria de imprensa. O preço do diesel S500 para as térmicas foi reduzido em 4,5% e o S10, 4,2% e, com a retração dos preços, a Petrobras acabou com qualquer oportunidade de importação por terceiros, segundo o presidente da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo. (Estadão Conteúdo)

BRASIL
Dados sobre
poluição nas
praias

Um estudo inédito revelou que os banhistas que frequentam as praias em um trecho de 8 Km dividem o espaço com mais de 200 mil bitucas de cigarro, 15 mil lacres, tampas e anéis de lata, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, 7 mil palitos de sorvete e churrasco e 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes. Os dados são resultado da segunda fase do projeto Lixo Fora D’Água, que visa ao combate às fontes de poluição marinha por resíduos sólidos, coordenado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) (Agêcia Brasil)

BRASIL
Produção de
motos pode
aumentar

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) prevê a produção de 1.175.000 motocicletas neste ano, o que representa aumento de 6,1% ante 2019, quando foram licenciadas 1.107.758 unidades. A Abraciclo, que representa 98% das fabricantes desse tipo de veículo, estima queda de 27,5% nas exportações, com as vendas passando de 38.614 para 28 mil unidades. O índice é melhor do que o registrado na comparação de 2018 com 2019, de - 45,3%.. (Agência Brasil)

BRASIL

Tomate
e batata
mais caros

Os preços do tomate, da batata e da alface registraram alta em dezembro passado no mercado atacadista do País. A cebola mostrou movimento de redução nas cotações no mesmo mês, enquanto a cenoura não apresentou tendência uniforme. A constatação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou ontem o primeiro Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) de 2020. (Estadão Conteúdo)

BRASIL

Edital veta
banda de
rock

Um edital divulgado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) para anunciar o Prêmio de Apoio a Bandas de Música chamou a atenção por proibir a participação de alguns tipos de banda, incluindo as de rock. Nas redes sociais, muitas pessoas estão apontando possível preconceito contra o estilo musical. A Funarte, no entanto, diz que o veto já foi utilizado em anos anteriores e alega que a premiação é dedicada apenas a bandas consideradas "tradicionais". (Estadão Conteúdo)

MUNDO

OMS nega
emergência
mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu ontem não declarar os casos de coronavírus confirmados em nove países até o momento como emergência de saúde pública, alegando que ainda é cedo para classificá-los dessa forma. Representantes da entidade, contudo, fizeram a ressalva de que a decisão pode ser revisada a qualquer momento. "Não declarar emergência não significa que a situação não é séria", afirmou um dos representantes da OMS em coletiva de imprensa. (Estadão Conteúdo)

No Internet Connection