Paróquia São Cristóvão completa Jubileu de Diamante

Para marcar os 60 anos de fundação, Igreja vai celebrar o Tríduo e Santa Missa com a presença do Bispo

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Entrelaçando sua história junto à comunidade limeirense, a Paróquia São Cristóvão vai celebrar seus 60 anos de fundação nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro. Em meio a projetos sociais, a Igreja se faz presente na evangelização e no trabalho vocacional de seus fiéis. Com a pandemia, a programação será voltada a religiosidade com celebração de Tríduo e a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom José Roberto Fortes Palau.

A quarta paróquia da cidade de Limeira nasceu em 1962, localizada nos altos da Região Sul da cidade, cuja igreja matriz estava no prédio da rua Alagoas, esquina com a rua Professor Octaviano José Rodrigues. A igreja matriz funcionou por alguns anos até ser transferida para sua sede atual na Rua Bahia. O envolvimento dos paroquianos com muita dedicação, fé e carinho pela nova matriz, não mediram esforços para construir todo o patrimônio quer seja material, como pastoral.

Semeando a evangelização, dali surgiram as Paróquias Sagrada Família, Menino Jesus, São Marcos, Comunidade São Mateus, Comunidade São Bartolomeu, Comunidade Divino Salvador, Comunidade Nossa Senhora da Paz e Capela Mãe Admirável. Em entrevista para a Gazeta, o atual pároco, Padre João Delmiglio, enfatiza o papel social e espiritual da Paróquia junto a população de Limeira.

“Nosso primeiro pároco foi o Padre Sebastião Sérgio Cabral de Vasconcellos, que se empenhou em promover um trabalho visionário através de projetos sociais para as comunidades mais carentes. Seguindo a grande filosofia de Jesus Cristo, sua luta sempre foi voltada a alimentar os mais empobrecidos despertando a cidadania em garantir o pão nas mesas de todas as famílias. Em uma época onde Limeira sofreu com aumento abusivo na conta de energia elétrica, o padre reuniu todos os fiéis no pátio da igreja e cruzou os braços em protesto ao governo. O ato surtiu efeito, a comunidade não pagou as contas e o governo teve que ceder frente ao reajuste imposto na época. São grandes histórias e feitos deste pároco que sempre ajudou a desenvolver nossa comunidade”, disse.

OBRAS SOCIAIS

Com o trabalho voluntário de leigos e leigas, a evangelização - dentre elas a catequese de crianças e adolescentes, os grupos de jovens que forneceram muitos leigos e leigas que hoje atuam em outras comunidades, formação bíblica, Equipe de Casais – foi o alicerce de formação e espiritualidade da Paróquia.

Dali surgiram a Catequese de Noivos para formação de novos casais visando a integração na comunidade e os encontros de casais, dando destaque àqueles em situação de segunda união, amasiados e divorciados, chamado de Epifania, que tinha como objetivo a inserção na comunidade dentro de uma participação ativa, estando hoje sob responsabilidade da Paroquia São Marcos.

O ECC – Encontro de Casais com Cristo tornou-se um dos pilares na comunidade no fortalecimento e evangelização das famílias. Para aqueles que não podem mais participar fisicamente da comunidade, existe a Assistência aos Enfermos, onde diversos ministros da eucaristia levam o Cristo Eucarístico para os idosos, serviço interrompido durante a pandemia e em processo de retomada.

Na área social destacam-se outras obras sociais como o Centro Social Sul de Limeira, desde 1970 e que por muito tempo foi atuante e de extrema importância na assistência de famílias carentes de toda a região sul do município. Em 1982, surgiu o CREN – Centro de Reabilitação Nutricional “João Ometto” que fez com que muitas crianças, em situação de desnutrição sejam hoje adultas com uma qualidade de vida saudável. Em 1997, surgiu o GAVIA – Grupo de Amigos para Valorização da Infância e Adolescência, que até hoje atende crianças e adolescentes fornecendo-lhes formação alternativa para melhor se integrarem na sociedade.

MENSAGEM

Padre João Delmiglio deixa uma mensagem de amor e fé aos limeirenses. “Quando você nasceu todos sorriam e só você chorava. Faça de tudo, pois quando você morrer todos irão chorar e você sorrirá. Parafraseando Confúcio, minha mensagem a todos é de que não percamos tempo com coisas fúteis. Não queiram um Deus que atenda a seus caprichos, pois Ele não pode ser dominado. Creiamos em um Deus que nos conduza para o verdadeiro Evangelho. Que possamos sempre caminhar para a renovação espiritual. Abramos nosso coração e nossas vidas para que a nossa fé seja semeada”, disse.

CELEBRAÇÃO

Em tempos de prudência, o pároco também convida a todos os fiéis para a programação religiosa, cumprindo os protocolos sanitários em virtude da pandemia da covid-19, influenza e variantes. “O atual momento nos impede de celebrar em uma grande festa esse Jubileu de Diamante, mas não a nossa intensidade de agradecer a Deus por tantas bênçãos. Com cuidado e carinho, vamos nos unir em oração e contamos com a presença de nossos fiéis”, disse.

A primeira noite do Tríduo começa hoje, sempre às 19h30, celebrada pelo Pe. Diego Henrique Miqueloto, da Paróquia Menino Jesus. Amanhã, a 2ª noite será presidida pelo Pe. José Ângelo Mirandola Bryan, da Quase Paróquia Santa Eulália e na última noite, o Tríduo será celebrado pelo Pe. Donizete Quirino dos Santos, da Paróquia São Marcos. A grande Celebração Comemorativa será neste sábado, dia 29, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Roberto Fortes Palau, às 16h.

 

Padre João com Dom Cabral e Dom Ercílio

No Internet Connection