Nogueirenses relatam alterações no gosto e odor da água

Saean destacou possível despejo irregular

Artur Nogueira
Ferramentas
TIPOGRAFIA

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira emitiu uma nota oficial após reclamações de moradores em relação a qualidade da água tratada na cidade. “A autarquia está ciente das manifestações dos moradores em relação ao odor e gosto detectados na água fornecida, e destaca que tem trabalhado para resolver a situação e continuar garantindo a qualidade do abastecimento de água para a população”, disse.

 

De acordo com análises preliminares realizadas pela equipe técnica do Saean, foram identificadas alterações nas características químicas da água bruta proveniente da captação Cotrins, o que pode ter sido gerado por um possível despejo irregular. Essas alterações têm ocasionado uma reação com o hipoclorito de sódio, utilizado no processo de desinfecção da água, resultando em um odor e sabor distintos.

 

“O Saean está empenhado em investigar minuciosamente as possíveis fontes de contaminação, bem como realizar análises detalhadas para identificar as causas específicas dessa alteração na água.  Ressaltamos que todas as dosagens de produtos químicos utilizadas e o processo de tratamento na estação de tratamento de água - ETA II estão em conformidade com as normas e regulamentações vigentes”, disse.

 

A autarquia salientou que, até o momento, somente os parâmetros organolépticos, relacionados ao gosto e odor da água, foram afetados. “Embora isso possa gerar desconforto aos consumidores, não há indicação de riscos à saúde associados. O SAEAN reafirma o compromisso com a qualidade do abastecimento de água e está empenhado em resolver essa situação o mais breve possível. Medidas adicionais serão implementadas, se necessário, visando assegurar que a água fornecida atenda aos padrões de qualidade exigidos”, destacou.

 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection