Esgoto a céu aberto e peixes mortos em lagoa de Iracemápolis

Esgoto caio em lagoa de Centro de Lazer e peixes mortos foram encontrados

Iracemápolis
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Moradores relatam vazamento em ruas, Ribeirão Cachoeirinha e lagoa em Centro de Lazer

Na manhã de ontem, moradores de Iracemápolis, de diferentes bairros, perceberam o vazamento de esgoto. O problema atingiu desde o Distrito Industrial, com esgoto ao ar livre, até o Centro, já que o material, depois de  chegar à lagoa do Centro de Lazer, causou a morte de peixes no local.

O esgoto foi localizado por moradores no curso que faz o Ribeirão Cachoeirinha. Aparentemente, uma boca-de-lobo estourou, o que causou derramamento nas águas. O material atravessou a cidade e desembocou na lagoa do Centro de Lazer.

"Diversos peixes morreram e não é a primeira vez que isso ocorre na lagoa", citaram moradores. Dali, o Ribeirão Cachoeirinha continua o curso pela região do Jardim Iracema e segue ao Rio Piracicaba. Fotos enviadas comprovam a morte de peixes no local.

O problema também perturbou moradores e trabalhadores do Distrito Industrial, já que um grande derramamento de esgoto foi flagrado entre as ruas Flamínio Neves e João Ometto. Imagens nas redes sociais mostraram o conteúdo que saia da boca de lobo e descia pelas ruas.

"Ninguém faz nada e não fiscaliza sobre o despejo de dejetos na cidade. Até quando isso irá continuar ocorrendo?", questionou um morador que não será identificado. A rede de esgoto é a mesma que abrange toda região.

Quem mora em Iracemápolis sabe que problemas com esgoto não são novidade. Vereadores já denunciaram quedas no Ribeirão, a Companhia de Saneamento do Estadão de São Paulo (Cetesb) realiza inspeções e já emitiu diversas notificações e multas.

Além desse, há outros pontos que precisam de atenção, conforme a Gazeta tem noticiado. A Prefeitura tenta uma concessão do serviço com a Companhia de Saneamento Básico (Sabesp), mas não conseguiu apoio da Câmara.

CETESB

A Cetesb informou que não recebeu novos registros de reclamações sobre o vazamento de esgoto no Ribeirão Cachoeirinha ou mortandade de peixes em Iracemápolis, na agência de Limeira. No entanto, a companhia  já constatou, em inspeções realizadas anteriormente, o lançamento de esgotos no ribeirão em função da inoperância ou operação ineficiente, de estações elevatórias de esgoto e vazamentos em poços de visita e emissários. A Prefeitura gerencia as operações de saneamento.

“Em função do quadro encontrado, foram aplicadas, na ocasião das vistorias, uma advertência e três multas. Esclarecemos, ainda, que o município está implantando um novo emissário e recentemente solicitou autorização para ampliar uma estação elevatória de esgotos, que está em análise na Cetesb”. 

Ainda segundo a Cetesb, após a execução das medidas de recuperação do sistema de coleta e tratamento dos esgotos será implantado um programa de avaliação constante de sua operação e eficiência, como um programa de manutenção preventiva das instalações e previsão de ampliações, para acompanhamento da crescente demanda. Já a Prefeitura de Iracemápolis não se posicionou.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection