Cia Pé de Cana: 11 anos de cultura em Iracemápolis e pelo Brasil

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Companhia é um exemplo de talento, dedicação e compromisso com a comunidade, levando o nome da cidade para diversos cantos do país


Na comemoração dos 70 anos de Iracemápolis, a Cia Pé de Cana se destaca como um dos principais representantes da cultura da cidade no país. Fundada em 2013, a companhia se consolidou como referência no circo de rua, levando espetáculos vibrantes e inovadores para diversas regiões do Brasil.

Nascida e crescida em Iracemápolis, a Cia Pé de Cana carrega a identidade da cidade em seu nome e em sua arte. O "Pé de Cana" é uma homenagem à história da região, marcada pela cultura da cana-de-açúcar e pelo trabalho árduo dos cortadores de cana.

"Somos Pé de Cana porque somos filhos de cortadores de cana. Filhos das primeiras gerações que vieram para cortar cana na cidadee a grande verdade é que a gente é a primeira geração que não precisou encarar o corte da cana, então isso nos possibilitou outros caminhos, e um deles foi o artístico. A história da Pé de Cana com Iracemápolis já começa aí porque a gente tem muito orgulhodos nossos contextos culturais”, destaca Hugo Delariva, um dos integrantes da trupe.

Ao longo de sua trajetória, a companhia se adaptou à realidade de cidades pequenas, construindo um perfil mambembe e itinerante. A Kombi também se tornou a marca registrada da Pé de Cana, permitindo que Hugo, Denis Menezes e Suelen Zachariachegassem aos lugares mais remotos, levando a cultura circense para quem mais precisa.

“Durante esses 11 anos, acredito que já tenhamos passado por cerca de 400 a 500 cidades do Brasil. Isso representa quase 10% dos municípios, o que é realmente significativo. Além disso, já estivemos em 14 estados diferentes, mostrando a diversidade e a riqueza cultural do nosso país. Isso nos faz valorizar ainda mais Iracemápolis. O Brasil é maravilhoso não apenas em termos de território, mas também em sua cultura diversificada. Ao observarmos tudo isso, nossa admiração por Iracemápolis, só aumenta. Afinal, essa cidade é verdadeiramente especial, oferecendo uma qualidade de vida que é difícil de encontrar em qualquer outro lugar do Brasil. Essa qualidade de vida é algo que valorizamos imensamente”, destaca.

Em seus 11 anos de existência, a Cia Pé de Cana já atingiu um público de cerca de 100 mil pessoas. Essa experiência multicultural enriqueceu o trabalho da companhia, criando um estilo cênico único que prioriza a interação com a plateia.A Cia Pé de Cana se destaca por seu compromisso com a descentralização da cultura e a inclusão social. Seus espetáculos são realizados ao ar livre, em praças, parques e vilas, democratizando o acesso à arte e promovendo a integração da comunidade.

“Nós acabamos saindo do centro e nos dirigindo aos bairros, inclusive nas periferias. Não apenas em Iracemápolis, mas também realizamos esse trabalho de descentralização. Ao assumirmos esse compromisso, fortalecemos nossa estrutura. Por exemplo, quando somos contratados para eventos ou festivais, eles indicam um local no mapa e nós nos apresentamos lá. Temos toda a estrutura de som e luz, que, embora simples, é funcional, e até mesmo energia elétrica em nossa Kombi. Assim, conseguimos nos apresentar em diversos bairros. Além disso, dentro desse contexto de teatro de rua, surge a questão da inclusão. Nas apresentações de rua, não há quem fique do lado de fora ou do lado de dentro; todos podem assistir e participar”, explica.

No repertório os espetáculos ‘Circo de Doisdo’ (2014) e ‘Xinfrim’ (2018). Em 2023, eles foram contemplados com a Lei Paulo Gustavo do Estado de São Paulo com o Projeto ‘Cheganças’. A Cia produz desde 2017 o "Festival de Circo de Rua" na cidade de Iracemápolis que vai para a sua oitava edição. O festival é realizado em praça pública, envolvendo diversos grupos de todo país e américa latina, que trabalham com a linguagem do circo de rua.

Com uma trajetória marcada por conquistas e reconhecimento, a Cia Pé de Cana segue em frente com planos ambiciosos. Novos projetos estão em andamento. “O trabalho está sempre aberto ao improviso. A relação intensa entre os palhaços e o público faz com que cada apresentação seja única e exige do artista disposição e atenção em todo momento para que o jogo aconteça. Isso faz com que o espetáculo se encontre sempre num processo contínuo de amadurecimento”, descrevem.Ao celebrar seus 70 anos, Iracemápolis pode se orgulhar de ter a Cia Pé de Cana como um dos seus principais símbolos culturais.

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