Escolas de Iracemápolis passam a contar com Ambulatório Médico  

Iracemápolis
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

Estudantes da rede municipal têm acompanhamento com técnicos de enfermagem, enfermeiros e atendimento médico

 

 

A Secretaria da Saúde de Iracemápolis anunciou que um novo projeto passou a promover atendimento e acompanhamento médico nas escolas municipais de Iracemápolis. Com o “Ambulatório de Saúde Escolar”, os estudantes passam a contar com equipe da área da saúde que inclui técnico de enfermagem todos os dias na escola, acompanhamento de enfermeiro e também consulta com médico que passará pelas unidades todas as semanas.

O secretário Juvenal Baptistella Chiocheti comenta que esse é mais um importante passo que visa a garantia do atendimento de qualidade e também a prevenção. A ação tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O projeto envolve um ambulatório especializado, em uma sala dentro das escolas, equipada com computador, maca, balança e outros aparelhos que serão utilizados por uma equipe formada por um médico, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem.

A partir do acompanhamento diário dessa equipe de enfermagem, serão levantadas as demandas que serão encaminhadas ao profissional de medicina que percorrerá essas escolas e estará nas unidades semanalmente. Ele poderá consultar, receitar o tratamento e orientar os familiares.

“Já temos o projeto Saúde nas Escola que promove ações de prevenção e acompanhamento, mas nosso ideal era investir ainda mais e, por isso, colocamos um ambulatório em cada escola que terá esse acompanhamento de perto dos profissionais da saúde”, cita Juvenal.

Ele afirma que a proposta também inclui diversas ações de prevenção e cuidados que serão intensificados. “Usaremos estratégias como teatro, palestras, situações que as crianças podem compreender para passar conhecimentos como noções de higiene, prevenção de doenças como a dengue, entre outras”, comenta.

O lançamento ocorreu nesta semana em uma das escolas contempladas e contou com a presença da prefeita Nelita Michel e o vice-prefeito Chicão Rossetti. “Esse é um projeto pioneiro nesse tipo de cuidado com a saúde em âmbito municipal e mostra que o investimento em saúde deve começar desde a infância, para termos adultos mais saudáveis”, cita a prefeita Nelita.

De acordo com o secretário, o projeto está em andamento nas unidades e, em breve, será possível obter marcadores importantes sobre as consultas. “As crianças já entenderam que há um profissional de saúde na escola e estão procurando em caso de dúvidas. Além disso, já temos recebido o retorno positivo dos familiares”.

Segundo a Prefeitura, os alunos terão acompanhamento do peso, altura e acuidade visual, onde serão identificadas crianças obesas, hipertensas e diabéticas, além de tratar problemas como piolhos e a realização do teste para prática de atividades físicas. As carteiras de vacinação também farão parte do acompanhamento dos alunos, tudo com aval dos responsáveis pelas crianças.

A saúde bucal e auditiva, o perfil glicêmico, lipídico e renal além da introdução aos primeiros socorros e a hábitos saudáveis de higiene também serão alvo do trabalho.

INFORMATIZAÇÃO

Ele complementa ainda que, os dados das crianças que forem atendidos pela consulta médica passarão a contar no sistema de informatização da saúde. Ou seja, ao procurar atendimento médico nas unidades de saúde ou mesmo Pronto Socorro, o profissional estará atualizado sobre o estado da criança.

“Estamos muito contentes em partilhar mais essa notícia importante com toda população”, ressaltou Chiocheti.

 

 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection