Servidor do estado segue sem convênio com hospital da cidade

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Servidores estaduais que residem em Limeira estão sem opção de atendimento médico em hospitais da cidade. Desde o final do ano passado, o convênio que existia entre o Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e a Santa Casa chegou ao fim e não foi renovado. A maior preocupação dos servidores é quanto ao atendimento de emergência.

Funcionários do estado procuraram a reportagem, e mencionaram que a situação é preocupante. “Além de não terem onde ser atendidos, meus filhos, que são meus dependentes, estão na mesma situação. Se ocorrer uma emergência, tenho que me deslocar para outra cidade. Não podemos continuar dessa forma, já que parte do salário é descontado para que possamos ter o convênio”, disse.

Outro servidor, que é aposentado, informou que precisou solicitar exames e teve que ir a duas cidades. “Primeiro, para Rio Claro. Depois, para Piracicaba. Ainda tenho como me locomover, mas e quem não tem?”, perguntou.

Uma terceira pessoa que procurou a Gazeta citou que questionou o Iamspe, e que recebeu a seguinte resposta. “disseram que o hospital conveniado na nossa região para atendimento de emergência fica em Campinas, e que exames como de sangue e imagem. podem ser realizados em Piracicaba, Rio Claro e Campinas. Quanto ao atendimento ambulatorial para filhos com até 15 anos, afirmaram que devemos ir até Piracicaba. Não achamos isso justo”, resumiu.

POSICIONAMENTO
O Iamspe foi procurado pela Gazeta e respondeu que, na região de Campinas, da qual Limeira faz parte, há 100 prestadores de serviços entre hospitais, clínicas e laboratórios. “Na cidade de Limeira, seis prestadores oferecem atendimento em clínica médica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e cirurgia vascular. A lista completa com endereços e contatos das entidades está no site do Iamspe http://www.iamspe.sp.gov.br/rede/index.php”, citou.

Quanto aos casos de emergência, a instituição confirmou que não há atendimento na cidade. “Em caso de emergência, os usuários podem recorrer aos serviços disponíveis nos municípios de Itapira, Socorro, Bragança Paulista e Campinas. Na região, ainda contamos com ambulatórios da rede própria - Centro de Assistência Médico Ambulatorial do Iamspe - em Campinas, São João da Boa Vista e Piracicaba. Ressaltamos que o rompimento partiu da Santa Casa de Limeira, ao não aceitar a renovação do contrato com o Iamspe, embora a instituição tivesse interesse. A partir da execução orçamentária em 2020, o instituto estudará o planejamento para abertura de novos editais de credenciamento”, finalizou. 

 

No Internet Connection