Professores buscam reajuste de 12,84%

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

O Ministério da Educação (MEC) anunciou reajuste de 12,84% no Piso Salarial Nacional Profissional (PSPN) dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira no último dia 16. Em Limeira, a Apeoesp, entidade que representa professores, reunirá a categoria em fevereiro e buscará o índice no município.
Segundo a Apeoesp, criado em 2008, o PSPN buscou a valorização diferenciada do magistério, muito em função da falta de professores por remuneração não condizente com a formação exigida. Na época, o valor do PSPN era de R$ 950.
"Sempre lutamos para que essa valorização acontecesse e fosse adequada aos municípios, especialmente aqui em Limeira. Reunido, o Conselho Regional de Representantes deliberou que defenderá na assembleia dos professores municipais reajuste de 12,84%estabelecidos pelo MEC para este ano", informou a presidente da subsede em Limeira, Erika Monteiro.
A Apeoesp informa que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) são repassados ao município, com o objetivo de manter a educação de forma global e garantir o salário dos professores.
"Tanto o piso quanto os recursos do Fundeb foram reajustados em 1º de janeiro. Portanto, a data base dos professores municipais também deveria ser janeiro e, consequentemente, receberem o aumento automaticamente. A Apeoesp defende que os professores tenham o mesmo reajuste".

OFÍCIO

Na assembleia, diz a entidade, será debatido o assunto com os professores. "Mas também queremos discutir isso com a sociedade, porque ela precisa entender que valorizar o professor é valorizar a educação, e valorizar a educação é valorizar a sociedade. Enfim, um ciclo que permite aos filhos da classe trabalhadora perspectiva de futuro por meio da educação pública", cita Érika.
Assim que a assembleia for concluída, o órgão irá protocolar ofício ao prefeito Mario Botion e ao secretário municipal de Educação, André Luís De Francesco. A entidade afirma que requiereu uma reunião para começar a tratar do assunto.

 

No Internet Connection