7 dicas de alimentação saudável na época de festas

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Dá para comemorar o Natal e o Ano Novo mantendo uma alimentação saudável. A avaliação é da nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Laenna Lobo, que aponta sete dicas simples para quem quer festejar sem perder o equilíbrio no cardápio ou retroceder nos resultados da dieta feita até agora.

Confira as dicas:

Opte por um cardápio mais leve

O período é de fartura, mas com bom senso. A nutricionista recomenda que as pessoas façam normalmente suas refeições no dia da ceia, mas que o cardápio seja mais leve e funcional, com reduzida adição de gorduras e açúcares.

Inclua, por exemplo, as frutas e vegetais da época. "Além de deixar a mesa mais bonita, a refeição também ficará saborosa", afirma.

 

Mudando o preparo e os ingredientes

Deixar os pratos mais leves inclui, muitas vezes, rever a forma de preparo e ingredientes. "Reinvente algumas receitas com alimentos integrais. Rabanada assada em forno é uma delícia, assim você evita a fritura. Troque o creme de leite e a maionese por iogurte natural nas saladas, cremes e outras sobremesas", sugere Laenna.

Busque opções em carnes magras

O consumo de carne também pode ser feito de outra forma. "Selecione carnes magras, como peru, frango e peixe", afirma a nutricionista.

Petiscos: cuidado com excessos!

Alguns produtos natalinos se encaixam nas boas práticas. "Amendoim torrado, nozes e castanhas são ótimas pedidas para os petiscos, pois são ricas em antioxidantes e fazem bem ao coração", diz Laenna. "Porém, consuma sem exageros".

Bebidas: inclua a água

Beba com moderação. A hidratação surge como alternativa.

"De copo em copo, as calorias aumentam, por isso alterne-os com copos com água. Além disso, em qualquer época do ano, beber água é primordial para quem deseja se manter saudável e, principalmente, para auxiliar no processo de emagrecimento", cita.

Diabéticos, hipertensos... sigam alertas!

Diabéticos, hipertensos e demais grupos com restrições: não é hora de descuidar!

"Siga as recomendações prescritas pelo seu médico e cuidado com os excessos. Por exemplo, os coquetéis normalmente utilizam leite condensado, açúcar, álcool e licores; sendo assim, associe os carboidratos juntamente com legumes e verduras onde estão as fibras e que vão deixar a absorção mais lenta, evitando o pico de glicemia", diz Laenna.

Retomar a rotina saudável

Após o final de ano, o planejamento alimentar deve ser retomado imediatamente, ou adotado com ajuda profissional.

"Caso a pessoa não tenha, é essencial que procure um nutricionista para manter uma rotina alimentar saudável e começar o novo ano cuidando da saúde e evitando problemas futuros", afirma Laenna.

No Internet Connection