Advogada dá dicas para home office, alternativa na quarentena

Priscila dá dicas para manter organização e foco no home office

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

Cintia Ferreira

Com a quarentena, muitos profissionais e empresas acabaram por optar pelo sistema de trabalho home office como alternativa para manter os atendimentos em tempos de isolamento social. A advogada Priscila Tomaz Bortolotte utilizava o sistema duas vezes por semana antes do período do isolamento. Agora, atendendo apenas pelo home office ela compartilhou dicas para manter o equilíbrio para quem começou essa nova rotina.
“É preciso manter em mente que o trabalho remoto é sério e precisa ser focado. Um cuidado que oriento é não ultrapassar a linha tênue entre o trabalho e a vida pessoal. Não resolva problemas pessoais durante a jornada de trabalho. Entenda e faça com que as pessoas que moram com você entendam que você está trabalhando, caso contrário, não terá produtividade almejada”, comenta. 
Um passo importante é criar o local de trabalho. “Um local isolado e preferencialmente o mais silencioso é importante. Leve exclusivamente seus pertences de trabalho e reproduza ao máximo a mesa do seu escritório, sem atrativos que possam distrair sua atenção”.
Estabelecer a carga horária é importante. “Cumpra a risca. Algumas pessoas produzem mais durante o dia, outras, durante a noite, veja o que é melhor e razoável para você”. Essa dica é para aqueças pessoas que puderem optar pelos horários. Outra dica é estabelecer interações com clientes, parceiros e com colegas de profissão.
No home office, disciplina é palavra de ordem. “Faça uma lista de tarefas que você realmente possa cumprir durante a sua jornada e foque nela. Sua lista de tarefa tem que ser possível. Não sucumba às tentações de estar em casa”.
Fazer pausas podem ajudar a aclarar os pensamentos. “Organização do local de trabalho organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade”. Outra dica é sair no final do expediente. “Não se torne um refém do trabalho dentro da própria casa. Como você já decidiu que sua jornada de trabalho acaba “tal” hora, levante e vá fazer outra coisa. Desligue-se”, finaliza.

//box//

Acil orienta empresas que
aderirem trabalho remoto

A Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil) desenvolveu dicas a empresas que adotarem o home office. A primeira é garantir o diálogo e acordo transparente entre a empresa e o colaborador sobre esta mudança. Por se tratar de uma medida emergencial, a troca pelo home office não pode acarretar prejuízo para o trabalhador, como o desconto do vale-alimentação ou redução do salário.
O empreendedor precisa decidir também a maneira como os trabalhos irão seguir à distância. Deve-se estabelecer maneiras de controle e de comunicação, para que se acompanhe o desenvolvimento e conclusão dos objetivos.
“Outro ponto a ser considerado é que a empresa deve possibilitar os meios para que o empregado realize suas obrigações em sua residência. O empregador pode, por exemplo, ter que permitir que o colaborador leve para sua casa o computador e outros equipamentos que sejam indispensáveis para a realização dos serviços”.
Por esta ser uma medida emergencial, antes de determinar o teletrabalho para os colaboradores, é válido realizar uma verificação nos contratos de trabalho para saber se este permite que o trabalhador exerça este tipo de função. Caso haja dúvidas, recomenda-se a procura de uma consultoria jurídica para que faça esta revisão.

 

No Internet Connection