Centro de solução de conflitos consegue 207 acordos por mês

Cejusc de Limeira é destaque em acordos no Estado de São Paulo

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

Maioria dos casos no Cejusc em 2019 (59,26%) está relacionada a casos de famílias

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Limeira encerrou 2019 com um total de 2.492 acordos. Por mês, são 207 soluções no espaço. Os números do ano foram divulgados ontem e incluem números de Iracemápolis que tem um posto ligado ao Cejusc de Limeira.
O espaço, mostra o relatório, manteve a proporção de 2018 em relação aos tipos de atendimentos: 35,55% estão ligados à distribuição geral cível. Os outros 59,26% são relacionadas à distribuição de família, considerados os casos em que é possível a atuação do Cejusc e são eles: alimentos, dissolução, guarda, regulamentação de visitas e idosos.

De acordo com o último demonstrativo divulgado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais (Nupemec), referente ao ano de 2018, o Cejusc de Limeira foi o quarto do estado em número de audiências pré processuais realizadas. O dado coloca o CEJUSC de Limeira à frente até de cidades que possuem mais de um milhão de habitantes.
O Cejusc é considerado como porta de entrada do Poder Judiciário e se configura como uma importante alternativa para o acesso à Justiça por parte da população. O foco do serviço é proporcionar uma resposta rápida aos mais diversos tipos de demandas por meio de acordos e pacificação de conflitos.
Foram realizadas 4.297 audiências, 7.825 audiências foram marcadas e ocorreram 8.376 entradas entre processual e pré- processual. Foram atendidas aproximadamente 29 mil pessoas em 2019. Desses, 27.979 atendimentos ocorreram em Limeira e 1.008 em Iracemápolis.

O Posto de Atendimento do Cejusc em Iracemápolis, atende a população do município, onde são prestados os mesmos serviços da unidade de Limeira. Com isso, os moradores não precisam mais se deslocar até Limeira, o que facilita o acesso à Justiça, principalmente para a população mais carente.

CEJUSC EXPRESSO

A equipe seguiu, em 2019, com o Cejusc Expresso que oferta atendimento imediato quando as partes chegam com a documentação em ordem. Nesse caso, a sessão de conciliação ou mediação é realizada na mesma hora, sem necessidade de agendamento.
O Cejusc Expresso ocorre todas às sextas-feiras, no período da tarde. "Neste ano, atendemos a uma média de 20 casos por dia do projeto, sendo firmados, no total, 820 acordos, dos quais 751 em casos de matéria de família e 69 casos cíveis", informou o Cejusc.

Outro ponto é o convênio firmado com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Por meio dele, são ajuizadas sessões de conciliação diretamente pelo atendimento realizado na sede local da entidade. "Foram realizados 764 ajuizamentos e designadas 815 audiências, sendo efetivamente realizadas 415 audiências e alcançados 272 acordos".
O atendimento do Cejusc ocorre por meio de convênio entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Limeira. Em Iracemápolis, o convênio ocorre com a Prefeitura local. O juiz coordenador responsável por ambas unidades é o dr. Guilherme Salvatto Whitaker.
O Cejusc de Limeira atende na Rua Barão de Carcalho, nº 237, Centro. O telefone é 3444-4206. Em Iracemápolis, o posto fica na Rua Zaira Paggiaro Ometto, nº 555 no telefone 3452-3225.

 

No Internet Connection