Clonagem em WhatsApp gera golpe em Limeira

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Sem perceber que hackers haviam tomado o controle do WhatsApp de seu sobrinho e, ao se passar por ele, começaram a enviar mensagens para seus contatos, uma mulher de 48 anos, moradora do Parque Nossa Senhora das Dores, acabou caindo no truque dos golpistas neste fim de semana. Seu prejuízo, de R$ 950, ocorreu depois de transferir o valor para uma conta bancária indicada na mensagem.

Os criminosos que haviam invadido o aplicativo do jovem e tomado o controle no envio de mensagens se passaram por ele, alegando que estava precisando de dinheiro para consertar uma motocicleta. Ainda na tarde de sexta-feira, foram realizadas duas transferências para a conta indicada, que não era da titularidade de seu familiar.
A vítima só percebeu que se tratava de um golpe virtual depois de manter contato com o sobrinho. Ambos registraram ocorrências no plantão policial e 1º DP.
Para clonar uma conta do aplicativo de mensagens, geralmente o criminoso liga para a operadora e se passa pelo dono do número para pedir portabilidade da linha. Solicita o código de ativação, com seis dígitos, que é enviado para que a conta alvo seja ativada em outro aparelho.
De acordo com o site Canaltech, "as ações que um hacker pode fazer dentro do seu WhatsApp são geralmente visíveis, ou seja, você irá perceber que aparecerão conversas individuais ou em grupos com mensagens suas que não foram enviadas por você". Se isso acontecer, a vítima deve agir imediatamente.
Ainda de acordo com o site, a primeira coisa que a pessoa dona do app clonado deve fazer é remover sua conta ativa no aplicativo e ativá-la novamente. Para isso, basta desinstalar o WhatsApp do celular e baixá-lo novamente, com as novas diretrizes.

No Internet Connection