Gerente fala sobre transição entre Limeirense e Sancetur

Encontro ocorreu na sexta-feira, na Câmara Municipal (Foto: Divulgação)

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Em reunião com vereadores na Câmara Municipal de Limeira, o gerente administrativo e financeiro da Viação Limeirense, Marcelo Aparecido de Santana, informou que na segunda-feira, 10 de fevereiro, será apresentada uma relação das vagas que a empresa Sancetur irá abrir na cidade, bem como quantos funcionários do atual sistema serão contratados. Santana é o responsável pela transição entre a Viação Limeirense, sob intervenção, e a Sancetur, contratada pela Prefeitura de forma emergencial para operar o transporte público municipal.
A reunião, realizada ontem, contou com a presença do presidente da Câmara, Lemão da Jeová Rafá (PSC), e dos presidentes e relatores das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que investigaram o transporte público recentemente, Erika Tank (PL), Estevão Nogueira (PL) e Zé da Mix (PSD). Também participaram os vereadores dra. Mayra Costa (Cidadania) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania).
O encontro foi fruto de um pedido do presidente da Casa à vereadora Erika, durante a sessão ordinária de segunda-feira, 3 de fevereiro, para acompanhar a situação das cobradoras. Ainda durante a sessão, a conversa da vereadora com as funcionárias também foi acompanhada pelos vereadores dra. Mayra e Waguinho.
Questionado pela vereadora Erika sobre quantos cobradores e cobradoras trabalham atualmente na Viação Limeirense, e como eles poderiam ser realocados na nova empresa, Santana respondeu que existem cerca de 61 funcionários nessa função e que eles poderão atuar na área administrativa e na de manutenção, já que a Sancetur não prevê o posto de cobrador. "A maioria são mulheres e isso me deixa muito preocupada", relatou Erika.
O gerente também esclareceu aos vereadores situações de assédio relatadas pelos funcionários durante a sessão. De acordo com ele, por determinação do interventor da Viação, Renato Carlos Pavanelli, as reuniões com os funcionários estão sendo feitas sempre acompanhadas. "Nós não estamos orientando ninguém a sair da empresa, estamos orientando que todo mundo vai poder passar por um processo seletivo para ser contratado", explicou.
Santana ainda informou que, atualmente, são cerca de 350 funcionários que estão aptos a serem absorvidos pela nova empresa. Até agora, segundo ele, a Sancetur não contratou ninguém de fora.
Na quinta-feira, 6 de fevereiro, a vereadora Erika já havia enviado ofício, assinado pelos 21 vereadores, ao prefeito Mario Botion, pedindo empenho em busca de solução envolvendo as cobradoras e os cobradores do transporte coletivo. "Fomos procurados por funcionárias preocupadas com a troca de empresa responsável pelo serviço de transporte coletivo em nosso município, razão que nos leva a procurá-lo para que possamos buscar uma solução que minimize o impacto dessa ocorrência na vida dessas pessoas e de suas famílias", registrou o documento. (Da Redação)

No Internet Connection