Com fábrica em Limeira, Agropalma já restaurou 2,5 hectares

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente fazem parte das diretrizes da Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a companhia reforça a importância da conservação de áreas florestais e espécies nativas, bem como uma produção sustentável.

A empresa tem foco na produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Atualmente, a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores.

Tulio Dias, diretor de sustentabilidade, reforça que o cuidado das áreas protegidas faz parte do DNA da companhia e é fruto de um grande esforço conjunto de diversas organizações, que possam garantir a conservação local. “A preservação do ecossistema local é uma obrigação legal e moral da Agropalma, pois traz diversos benefícios para a sociedade em geral, como a conservação da biodiversidade, a estabilidade climática e o desenvolvimento científico”, declara.

A abordagem de sustentabilidade da empresa desenvolveu-se nos últimos 20 anos, utilizando-se dos sistemas de certificação mais avançados e estrita aderência à legislação ambiental e social do Brasil. Com uma política rigorosa de não desmatamento, desde 2002, a Agropalma não converte mais florestas em plantações de palma, e as atividades de proteção e restauração têm sido implantadas também na refinaria localizada no Estado de São Paulo. Na área próxima à fábrica, em Limeira, a empresa restaurou 2,5 hectares de mata atlântica, um dos ecossistemas mais diversos do mundo.

Com um pensamento guiado pelo caminho regenerativo, o cuidado com a terra também é algo primordial para o desenvolvimento do trabalho da companhia. Nos últimos anos, a Agropalma concentrou esforços em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento para modernizar as plantações e práticas agronômicas para a eficiência do uso do solo. Destacam-se a análise periódica para melhorar a gestão de fertilizantes, monitoramento das emissões decorrentes de mudanças no uso do solo e o não-desenvolvimento de plantações em solos orgânicos turfosos ou inadequados para a cultura de palma.

A empresa tem, ainda, ações voltadas ao melhor uso dos recursos hídricos. O reuso da água está em duas etapas do processo. A água residuária, oriunda da clarificação e da secagem, é reutilizada na etapa da prensagem, diminuindo a necessidade de captação de água. Posteriormente, o efluente é bombeado para uma lagoa de tratamento, onde sofre decomposição anaeróbica e é usado como fertilizante nas plantações.

Esse compromisso com a sustentabilidade é atestado pelos mais importantes certificados nacionais e internacionais. A Agropalma trabalha em linha com os Princípios e Critérios da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), principal reconhecimento internacional que atesta a produção do óleo de palma sustentável; com os indicadores do Palm Oil Innovation Group (POIG), uma iniciativa entre empresas que produzem óleo de palma e ONGs internacionais; também reforçam esse reconhecimento o IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural), Biosuisse Organic, USDA Organic, entre outros.

Desde 2002, a empresa, pioneira em Agricultura Familiar com palma, apoia o desenvolvimento desses produtores, acolhendo, instruindo e transformando a realidade social. O projeto que começou com 50 famílias, atualmente já conta mais de 200 que saíram da situação de extrema vulnerabilidade para um trabalho garantido e sustentável. A companhia oferece treinamento, suporte e garante a compra de toda a produção desses agricultores, todos certificados pela RSPO, que respondem por cerca de 23% dos frutos processados em suas fábricas.  Além destas famílias, a Agropalma conta com mais de 40 produtores integrados que também cultivam o dendê e vendem sua produção para a empresa.

Tulio Dias destaca que esse olhar para o ecossistema é o que faz o sucesso da empresa. “Cuidar do meio ambiente envolve o local em que vivemos, faz parte cuidar da floresta, preservar as espécies em nossas áreas e também dar suporte ao produtor local. Olhamos para a sustentabilidade de forma global, pois desta forma conseguimos evoluir e encontrar novas formas para um crescimento sustentável”, ressalta o executivo.

 

No Internet Connection