Enfermeiro de 38 anos morre de Covid-19 em Limeira

Túlio, herói limeirense na luta contra o coronavírus com a avó Nadir e único irmão Thales - FOTO: Arquivo de família

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

 

Profissional da saúde testou positivo para Covid-19 na última segunda-feira e não tinha histórico de problemas crônicos de saúde

 

O enfermeiro Tulio Pacola Roncoleta, 38 anos, morreu às 6h10 deste domingo, por Covid-19, tornando-se o primeiro profissional da saúde de Limeira a ser vítima da doença causada pelo novo coronavírus, considerada pandemia em março pela Organização Mundial de Saúde. Túlio atuava no Hospital Humanitária e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Abílio Pedro e testou positivo para a doença na última segunda-feira (29).

Desde então ele mantinha isolamento em casa, na Vila Fascina, onde vivem sua mulher, Luciana e os filhos Igor, 2 anos e Giovana, 7. Desde então, queixava-se apenas de febre e dores nas costas, mas no fim da madrugada deste domingo, teve um ataque cardíaco e não resistiu. Thales Roncoleta, 36 anos, seu único irmão, recebeu ligação da cunhada Luciana informando a situação do marido e foram para lá. "Realizaram procedimentos de massagem, mas ele já estava desfalecido", disse. Thales disse que o irmão não tinha problemas de saúde e desconhecia que ele fosse cardíaco, o que torna sua morte uma surpresa para todos.

Ainda de acordo com Thales, seu irmão já havia feito três testes, que sempre deram resultados negativos para a enfermidade. Mas quando estava de serviço na UPA e uma colega de trabalho percebeu que ele estava com febre, o aconselhou a repetir o teste, há uma semana. Desde então, ele adotou o isolamento em casa e deixou até mesmo de ir ver a mãe Maria José, 63, enfermeira aposentada, que o inspirou a seguir a profissão.

Ele relata que seu irmão nunca demonstrou medo por atuar na linha de frente ante uma doença tão devastadora, quanto a causada pelo novo coronavírus. "Ele simplesmente gostava do que fazia e ir lá cumprir o dever dele", avalia. Após uma hora de velório, o limeirense herói da saúde foi enterrado às 13h no Cemitério da Saudade I. Morte e enterro tão rápidos que causaram surpresa a vários de seus amigos, que se manifestaram ao longo da tarde nas redes sociais.

 

Hospital Humanitária

emite Nota de pesar

 

O Hospital Humanitária, onde o enfermeiro Túlio Pacola Roncoleta atuava, emitiu uma nota de pesar em razão de sua morte: "Família Humanitária está em Luto. É com muita tristeza que o Hospital Humanitária comunica o falecimento do nosso colaborador Túlio Pacola Roncoleta, enfermeiro, colega de trabalho, um exemplo de pessoa, prestativo, profissional responsável, sempre ajudando, cuidou de tantas pessoas sempre com um sorriso e pronto para a batalha. Mas infelizmente Deus o levou para estar ao seu lado, agora só nos resta a saudades. Que Deus conforte os corações dos familiares."

No Internet Connection