IBGE abre nova seleção com vagas para recenseadores na região

São 15 mil vagas espalhadas por todo país.

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

São 161 vagas nas cidades de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Artur Nogueira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE divulgou um novo Processo Seletivo que se destina a preencher mais de 15 mil vagas ao cargo de Recenseador. Nas cidades de circulação da Gazeta, são 125 vagas em Limeira, 10 vagas em Iracemápolis, 12 vagas em Cordeirópolis e 14 vagas em Artur Nogueira. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por formulário eletrônico até quarta-feira, dia 3.

 

Segundo o IBGE, o processo complementar oferece vagas que ainda não preenchidas em diversos municípios do país. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

 

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (ampliado ou simplificado) pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

 

Os recenseadores devem cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; apresentar-se ao informante com o uniforme e o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho.

 

Também devem coletar, presencialmente ou por telefone, as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor; dentre outras funções que constam no edital.

 

Para se inscrever é necessário que o candidato tenha nacionalidade brasileira ou portuguesa, tenha 18 anos, esteja em dia com as obrigações eleitorais, e militares quando do sexo masculino, possua escolaridade de ensino fundamental completo, e dentre outros. Para pessoas que gozam das características listadas no edital, uma porcentagem de vagas será reservada.

 

A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas, tipo de questionário, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho será de no mínimo 25 horas semanais.

 

Os candidatos serão avaliados em prova de títulos de caráter eliminatório e classificatório. Será considerado aprovado neste processo seletivo o candidato que obtiver aproveitamento igualou superior a 1 ponto do total de pontos da análise de títulos. Os candidatos classificados serão convocados para o treinamento por e-mail e/ou telefone. O treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado pelo IBGE e terá duas etapas, sendo autoinstrução e presencial. O Processo Seletivo terá validade de um ano, podendo ou não ser prorrogado.

No Internet Connection