Índice de inadimplência no varejo fecha em 7% e tende à estabilidade nos próximos meses

O Índice Meu Crediário mede mensalmente os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país

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A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou um recuo de 10,09% em setembro em relação ao mês de agosto. O levantamento revela que 7,66% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês de setembro, enquanto o indicador era de 8,52% em agosto.

Na comparação com setembro de 2020, houve um aumento de 16,24%, uma vez que o índice ficou em 6,59%. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país. 

Realizado pelo Meu Crediário - fintech especializada no setor - o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de setembro de 2021 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em junho e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito. 

Segundo Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, apesar do consumidor estar voltando às compras nas lojas de forma mais consciente, a tendência de queda da inadimplência deve desacelerar nos próximos meses. “O cliente do crediário, cujo perfil é de menor renda, está sofrendo um forte impacto por conta da inflação nos alimentos e outros itens essenciais. Algumas redes varejistas, se analisadas individualmente, já sinalizam uma tendência de alta, mas no conjunto das lojas o índice ainda está em queda. Por essas razões, acreditamos em um cenário de estabilidade nos próximos meses, com a possibilidade também de um pequeno avanço do índice”, explica.

Apesar do cenário econômico conturbado, o empreendedor revela que o panorama atual ainda traz boas oportunidades para as redes varejistas. “A procura dos consumidores por opções de compras parceladas deve aumentar daqui para frente. As lojas que tiverem a opção de crediário para o seu cliente terão um acréscimo de vendas. Inclusive, esse é um movimento que já começa a acontecer no setor com foco nas vendas de fim de ano”, aponta.

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