Rede municipal foca no Ideb e gestão de recursos

Rede tem três objetivos centrais em 2019, cita secretário de Educação

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Formação de professores e renovação de parceria com Projeto Votorantim também estão na lista

Para 2019, o secretário municipal da Educação, André De Francesco, diz que são três objetivos principais para a rede municipal. Os pilares são: ampliar a formação dos professores e gestores; trabalhar com os alunos com foco nos assuntos que são objeto de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e otimizar os recursos. Ele também destaca a repactuação do Projeto Votorantim pela Educação (PVE).

Para a formação dos gestores, conforme o secretário, a pasta contará com o PVE para manter a formação iniciada em 2018. Já quanto à formação dos professores, André explica que serão revistos os processos de formação no sentido de ampliar o desenvolvimento profissional dos docentes, inclusive com a continuação do Encontro Municipal de Educação Continuada (EMEC), realizado pela primeira vez no ano passado. “A continuação da formação e da valorização dos educadores é um dos nossos objetivos neste ano”, cita.

Com relação ao Ideb, o foco é manter os níveis altos e apoiar as escolas que não haviam conseguido atingir a meta na avaliação anterior. 2019 será ano de avaliação para o Ideb e a secretaria estuda ampliar o foco dos estudos nos assuntos que serão avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). “A ideia é que eles se familiarizem com os modelos de avaliação do Ideb”, explica.

A média de Limeira é boa. Divulgados no ano passado, os números referentes a 2017 mostram que a educação municipal teve nota acima do esperado. A nota da educação municipal foi 6,9, quando a meta para o ano era 6,3. De todas as escolas, apenas três não conseguiram atingir a meta. "É feito um trabalho em conjunto com outros setores para apoiar essas escolas, avaliar a realidade do local em que estão inseridas para que possam aumentar a nota. Tivemos bons resultados na rede e o objetivo é continuar crescendo", cita.

Um fator importante, diz, é a inscrição para um programa do governo federal para o recebimento de recursos que serão usados para compra de material didático específico. "São livros que irão nos ajudar muito. Caso não seja possível o programa federal, faremos o possível para a compra com recursos próprios", disse.

A otimização dos recursos da Secretaria é outra meta para este ano. Segundo ele, a intenção da pasta é otimizar esses recursos, tanto dos profissionais quanto materiais, para que eles sejam bem aproveitados por toda a rede, utilizando-os com eficiência. "Isso será feito desde a formação dos professores, tento sempre o foco no que mais é necessário, até as salas de aula com bom aproveitamento da equipe".

PARCERIA

A assinatura da repactuação do Projeto Votorantim pela Educação (PVE) deve ocorrer na próxima semana. De acordo com Francesco, os pontos para a renovação já foram discutidos. A estimativa é que 18 escolas possam participar do processo de formação de gestores. Em 2017, foram 15. "Além das escolas selecionadas para o PVE, todas as unidades da rede terão a formação já que o conhecimento é compartilhado. Tivemos uma devolutiva muito positiva sobre o projeto e iremos continuar", finaliza o secretário.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection