Santa Casa atende 5 mil todos os dias

Santa Casa de Limeira é referência para dezenas de municípios

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Hospital, que é de alta e média complexidade, é referência para 26 municípios

A Santa Casa de Misericórdia de Limeira completa neste domingo 124 anos em Limeira atendendo, atualmente, aproximadamente cinco mil pessoas por dia, se contabilizadas todas as portas do hospital - Pronto-Socorro, entrada principal para os quartos de internação, oncologia, ortopedia, Frei Galvão, entre outros. 

Ao contrário do que muitos pensam, o hospital não é público. É uma instituição privada, que pratica a filantropia e, por isso, a maioria dos pacientes atendidos, mais de 80%, é paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O hospital, de média e alta complexidade, é referência em diversas especialidades para 26 munícipios e atende direta e indiretamente uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas. Em cardiologia, gestação de alto risco, neurologia, queimaduras e ortopedia, a Santa Casa atende até 88 municípios.

O coronel Antônio Mariano da Silva Gordinho, que fundou a irmandade em 1895 com o intuito de cuidar das vítimas das epidemias de bexiga, varíola e febre amarela, talvez não imaginasse a grandiosidade que se tornaria a Santa Casa de Limeira após um século e duas décadas.  

O primeiro prédio do hospital foi na Rua Visconde do Rio Branco, onde atualmente é o Edifício Parque Imperial. Na época, a Santa Casa era chamada de “Hospital de Isolamento”. Só em 1974, o prédio em que o complexo está instalado até os dias de hoje, na Vila Cláudia, foi inaugurado e, desde então, a Santa Casa passou por inúmeras ampliações e, atualmente, a grandiosidade do prédio demonstra o grau de importância da instituição à saúde pública e particular.

ESTRUTURA

São mais de 14 mil internações/ano em 80 quartos, que abrigam 237 leitos e cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) – adulto, coronariana, neonatal, pediátrica e queimaduras – que contabilizam mais 50 leitos. É um hospital com mais de 1,2 mil funcionários e 300 médicos, além dos voluntários e estagiários.

Enquanto Hospital Ensino, oferece 17 residências médicas, internato de medicina e campos de estágios práticos para vários cursos da área da saúde, mais cursos de atualização, extensão, treinamentos técnicos. 

Detalhes da história de um dos maiores hospitais do estado de São Paulo estão em livro, do pesquisador José Eduardo Heflinger, lançado no final do ano passado. 
O provedor José Roberto Piccinin fez um agradecimento geral a todas as pessoas que, de alguma forma, ajudam a instituição a se manter de pé para o atendimento, principalmente, dos que dependem totalmente da rede pública de saúde. 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection