Comércio prepara recomeço com novas regras e expectativa

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

Apesar das dificuldades do período, lojistas focam na esperança e pedem apoio para retomada

 

Após meses de portas fechadas e incertezas, o comércio de Limeira se organiza para voltar a abrir já que começa a valer amanhã a flexibilização autorizada pelo Estado. Comerciantes se preparam para um novo começo e chamam a atenção para a importância da colaboração de todos para que a economia local possa continuar a se fortalecer, já que o Estado fará avaliações constantes sobre a retomada.
O comerciante Leandro Zaros, do ramo de calçados, aponta que todos se preparam para um novo normal diante de todos os desafios impostos pelo coronavírus. A ideia de muitos lojistas é que as lojas abram das 10h às 14h já que, nesse momento, apenas quatro horas são autorizadas. "Sabemos que não será uma retomada na economia diante de tudo, mas nos preparamos para um recomeço e estamos na expectativa de como será".
Ele pontua que há a preocupação em seguir todas as regras. "Vamos seguir as recomendações com a higienização constante e uso de máscaras para clientes e funcionários". Nesse ponto, é importante que todos colaborem. "Muito importante a população ter consciência de que temos uma batalha contra o vírus e isso não acabou. E esses índices serão monitorados a todo momento e pode ser até mesmo revista a questão da flexibilização e até voltarmos a fechar", cita.
As cidades serão monitoradas pelo Estado e para que comércios continuem abertos e até mesmo possam ampliar seu trabalho, o município precisa manter bons indíces de isolamento e até mesmo não ter aumentos constantes nos casos de covid. Caso isso não ocorra, a cidade pode voltar a fechar as lojas.
A comerciante Aline Villares, do ramo de vestuário, precisou investir ainda mais nas vendas pela internet nesse período. Agora, está otimista com a retomada de sua loja física. "O momento foi bem difícil nos últimos meses e tivemos que nos reinventar. Creio que aprendemos muito nessa fase, mas espero nesse novo momento, que as vendas possam voltar a se aquecer. Tomaremos todas as medidas e creio que, com o frio, podemos ter boas vendas com produtos de inverno", comenta ela.

COLABORAÇÃO

O presidente do Sicomércio, Eduardo Hervatin, cita que apesar das restrições, há otimismo na retomada do comércio. "Com todo cuidado que os empresários deveram ter, como o uso de máscaras, higienização e ocupação de apenas 20% do estabelecimento, cada um vai organizar seu comércio e retomar aos poucos", cita.
Ele destaca também a importância da colaboração de todos nesse momento. "Queremos voltar à normalidade, então temos que tomar cuidado para que não haja um aumento do coronavírus na cidade. A população e lojistas precisam estar atentos. Agora, estamos vendo um a luz do final do túnel e temos que nos unir para seguir as regras".
Para ele, há esperança de sair da crise e voltar a gerar empregos. "Os empregos voltarão com o fortalecimento da economia, mas todos precisam contribuir. Todos devem se conscientizar para voltarmos a trabalhar normalmente e criar novos empregos".
PRÓXIMA FASE
A Acil destaca que as medidas de segurança são muito importantes para que Limeira possa melhorar ainda mais os índices de prevenção e, assim, passar para a fase 3 do Plano São Paulo, na qual a flexibilização do comércio possa ser ampliada para mais setores da economia, com capacidade e horário ampliado de atendimento. “Por essa razão pedimos que todos os comerciantes e prestadores de serviço sigam as orientações para que possamos avançar na retomada econômica de nossa cidade. É uma nova forma de trabalho que foi imposta pela pandemia e todos nós vamos nos adequando e vamos continuar se adaptando até que a vida volte ao normal”, comenta o presidente, José Mario Boza Gazzeta.
A entidade também diz que irá organizar junto com os lojistas para que as lojas possam definir um horário único de abertura nos próximos dias.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection