Limeira tem o 4º melhor saneamento básico do país

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

O Instituto Trata Brasil divulgou o ranking de saneamento básico das cem cidades brasileiras mais populosas. O município de Limeira tem o 4º melhor saneamento básicoà frente de Uberlândia (MG), Niterói (RJ), São Paulo (capital), Santos (SP) e Cascavel (PR), entre outras cidades brasileiras. Na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), a exemplo do ano passado, Limeira lidera o ranking.

O estudo leva em consideração indicadores de atendimento de água e de tratamento de esgoto, além dos investimentos dos municípios na área, entre outros parâmetros. Ainda segundo o instituto, Limeira está entre as dez melhores cidades em investimentos totais por habitante (R$ 265,99). Além disso, o município tem um dos menores índices de perdas na distribuição de água, com 20,19%.

Segundo informações da BRK, Limeira tem 100% do esgoto coletado e tratado, trabalho que ocorre atualmente em três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s). Só nos dois primeiros meses do ano já foi possível evitar que o volume (correspondente a 1.310 piscinas olímpicas de esgoto) fosse despejado nos rios da cidade.
 
O resultado obtido em Limeira é bem diferente do restante do país. É o que mostra o “Esgotômetro”, do Instituto Trata Brasil, que desde o dia 1º de janeiro de 2024 acompanha a quantidade de esgoto sem tratamento despejado na natureza. Até agora, mais de 412.973 mil piscinas olímpicas de esgoto foram despejadas na natureza.
 
Segundo o Ranking do Saneamento 2023, também elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, ou seja, à rede que atende diretamente aos imóveis. Além disso, somente 50% do volume de efluentes gerados são tratados.
 
O “Esgotômetro”, que tem como base os dados do IBGE de 2021, mostram ainda que mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.
 
“O tratamento de esgoto universalizado é um privilégio do município de Limeira e fruto dos investimentos realizados pela concessionária. Essa é uma conquista muito importante e que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a saúde pública, meio ambiente e toda a nossa região”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.



Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection