Plano de contingência da BRK inclui obras e investimentos da captação

Novo sistema de hipoclorito de sódio será fundamental para manter a qualidade da água durante os meses mais secos (Divulgação)

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

Medidas preventivas para enfrentamento dos meses mais secos também incluem apoio da população na redução do consumo

Com o menor volume de chuvas registrado em Limeira desde 2014, ano da pior crise hídrica vivenciada em todo o Sudeste, os quatro primeiros meses de 2021 são um importante sinal de alerta quanto a disponibilidade hídrica. Condição também já alertada pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que destacou em nota o risco para o abastecimento hídrico nos mananciais das bacias hidrográficas PCJ, onde Limeira está parcialmente inserida.

Assim, com o acompanhamento dos dados climatológicos e o monitoramento dos mananciais da cidade, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, coloca em prática ações e medidas preventivas definidas num plano de contingência. São obras e investimentos realizados desde a captação até o sistema de distribuição de água para a cidade.

Na unidade de captação de água bruta, localizada às margens do rio Jaguari, a concessionária investiu num novo sistema de hipoclorito de sódio. A iniciativa será fundamental para manter a qualidade da água durante os meses mais secos.“A qualidade da água bruta captada nos mananciais de Limeira, especialmente no rio Jaguari, tende a ser bastante inferior durante as estiagens, o que dificulta o processo de tratamento, exigindo maior volume de insumos. Por isso, estamos nos antecipando neste ano com a adoção de um novo processo”, explica Rogério Lima, gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira.

O mesmo processo também está em construção na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Limeira, localizada no Parque Hipólito, às margens da Rodovia Anhanguera. A obra, já iniciada, tem previsão de ser concluída no final deste primeiro semestre. O valor de investimento neste novo sistema é de R$ 2,9 milhões.

ABASTECIMENTO

Na distribuição de água, a concessionária implantou um sistema alternativo (booster) de abastecimento nas Estações Elevatórias (EEA) Gino e Fazenda Itapema. Unidades localizadas, respectivamente, no Jardim Morro Azul e Egisto Ragazzo.“O booster é uma instalação de bombeamento que, na prática, permite realizar ´manobras´ no sistema de distribuição de água”, explica Lima.

A mais recente medida do plano de contingência adotada pela empresa foi a aquisição de um gerador móvel de 550 KVA para alimentação elétrica das estações elevatórias de água. Um investimento que garante a continuidade na distribuição de água quando há interrupção do fornecimento de energia elétrica nas unidades de bombeamento.

ALERTA

Para enfrentar a escassez de chuvas que reduziu os níveis dos mananciais de maneira antecipada neste ano, a BRK Ambiental destaca a importância do envolvimento e comprometimento de toda a população com o uso consciente de água; especialmente após abril ter registrado um consumo acima da média para o período. No mês, a população de Limeira consumiu 1,71 bilhão de litros de água; 6,32 milhões de litros a mais que o consumo médio dos quatro primeiros meses do ano, que é de 1,70 bilhão de litros de água.

“Neste momento temos que unir esforços e agir preventivamente para enfrentar o período mais crítico da estiagem, que ainda está por vir. Recomendamos uma atenção especial para o consumo sustentável da água, sem desperdícios. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo”, afirma o gerente.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection