Atividades de férias leva diversão e oficinas ao zoo

São mais de 50 atividades destinadas às crianças durante todo o mês de janeiro

A programação de férias da Prefeitura de Limeira chegou ontem ao Zoológico Municipal. Durante o dia, as crianças puderam curtir brincadeira de boliche, oficina de jabuti, oficina de bilboquê e caça aos recicláveis.

No período da tarde, a Biblioteca Municipal foi palco da oficina Yoga com "Estórias para Crianças", com Renata Rosa. Além desses dois espaços, a programação de férias acontece também na Biblioteca Pedagógica. São mais de 50 atividades durante todo o mês de janeiro.

Juliana Savogin Martins é mãe do Enzo Savogin Martins, 5, e tia da Maria Clara Fiorotii. 9. Ela afirma que sempre acompanha as crianças nas atividades de férias da Prefeitura, que ela elogia. “Acho uma iniciativa muito interessante para as crianças. Nas férias, é uma opção para eles”, comenta. O Enzo pintou e jogou durante as atividades do zoo. “Foi muito legal. Gosto muito de brincar durante as férias”, falou. Já a Maria gosta de fazer muitas coisas durante as férias. “Gosto de brincar, andar de bicicleta e pular corda e vir ao zoológico. É muito legal”, contou.

No Zoológico e nas Bibliotecas Municipal e Pedagógica, a programação segue até o fim do mês. Hoje, a partir das 10h, no Zoo, haverá brincadeiras como “Quem é o bicho?”, jogo do arco, interação com animais e oficina de viseira. Paralelamente, na Biblioteca Pedagógica, no Parque Cidade, haverá Oficina Minichef. Desta vez, as receitas serão doces. A atividade é voltada às crianças de 7 a 12 anos e precisa de inscrição prévia. A programação completa pode ser conferida em www.limeira.sp.gov.br/ferias.

Brinquedos, principalmente o de água e sabão, fizeram sucesso entre a crianças

O calor de ontem reuniu mais de 200 crianças e adolescentes no Centro Comunitário do Cecap para um dia de atividades. Os brinquedos, principalmente o de água e sabão, foram o maior sucesso da tarde. O espaço contou com brincadeiras, oficinas, apresentações, personagens animados, algodão-doce e pintura facial. 

A iniciativa é do Ceprosom, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que preparou uma programação de atividades de férias nos Centros Comunitários e outros espaços até dia 30.

Bárbara Cristine Guedes, 6 anos, e Ludmila Vitória, 8, estavam concentradas na pintura de seus desenhos na oficina de artes. As duas estudam na Emeief Profª Cassiana Maria Soares Lenci, e aproveitavam as férias no centro comunitário. Marlene Nolasco das Neves levou as netas para o dia de atividades. Ela afirma que a iniciativa é boa e que é preciso mais incentivo a essas atividades para crianças e adolescentes. “É muito bom, pois é algo que está sendo realizado nos bairros, facilitando o acesso”, opinou.

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, explica que essa programação tem o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e o resgate de brincadeiras de infância para que as crianças e adolescentes possam participar. “Estamos realizando essas atividades no sentido de promover a integração das famílias com seus filhos durante as férias. Foi pensando nos eixos que norteiam o trabalho com família que propusemos as atividades”, ressalta. Ela cita que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos terá diversas atividades no decorrer do ano e essa programação é só o começo.

Hoje, as atividades de férias do Ceprosom serão realizadas Centro Comunitário do Belinha Ometto, na rua Virgílio Bassinello, que será interditada entre 13h e 17h para a realização das ações. Assim como no Cecap, a Divisão de Controle de Zoonoses estará no bairro para orientar os moradores. Além do Ceprosom, estão envolvidas as Secretarias de Esporte e Lazer, Saúde, Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e Cultura.

Membros terão mandato de dois anos, sendo possível a recondução por igual período

Os novos membros do Comitê Técnico da Saúde da População Negra para o biênio 2019-2020 foram empossados, na noite da última quarta-feira, pelo prefeito Mario Botion. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões do Gabinete e contou os secretários Vitor Santos (Saúde), Francisco Alves (Segurança Pública e Defesa Civil), do pastor Mario Cesar Campos e da missionária Rosana Campos, além da vereadora Carolina Pontes.

O comitê tem funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas e atua na implementação, acompanhamento e avaliação das ações e políticas referentes à promoção da equidade em saúde da população negra na Secretaria de Saúde. “O comitê técnico tem um papel importante para a comunidade negra e também para a Secretaria da Saúde. Acredito que o trabalho seja bastante ativo, principalmente na discussão de políticas públicas para a prevenção de doenças”, diz o prefeito Mario Botion.

O comitê é constituído por trabalhadores da área da saúde, representantes do governo, de conselhos, da sociedade civil organizada e de faculdades. “Retomamos o trabalho do comitê e estamos empenhados nesta causa com foco nos programas de medicina preventiva, de forma especial para algumas patologias que afetam de maneira forte a comunidade negra, como hipertensão e diabetes”, diz o secretário Vitor Santos.

Os membros terão mandato de dois anos, sendo possível a recondução por igual período. O comitê elegerá, dentre seus integrantes titulares, o coordenador e o secretário. “Certamente o comitê irá desenvolver ações em prol da melhoria das condições de saúde da população negra”, reforçou a coordenadora do mandato que se encerra, Eliza Gabriel da Costa.

No ano passado, ponte também quebrou quando passava um caminhão

Moradores do Bairro do Pinhal, próximo a estrada rural LIM-326, reclamam da situação de uma ponte e pedem melhorias há tempos. No domingo, uma tábua quebrou no momento em que passava um veículo com uma carreta pequena. A roda ficou presa.

Não é a primeira vez, conforme conta a moradora Bárbara Tetzner. "No ano passado, o caminhão do nosso vizinho tombou na ponte também e, ontem [domingo], do meu irmão. A estrada é muito movimentada porque tem bastante chácaras e sítios. Usamos a ponte para escoar a produção local e receber matéria prima. É o acesso mais rápido para chegar até a rodovia [SP-147/Limeira-Mogi Mirim]. Correios vêm todo dia fazer coleta aqui no meu sítio também", ressalta.

O acesso para a estrada rural é pela Rodovia Engenheiro João Tosello (Limeira-Mogi Mirim), próximo ao Recanto dos Laranjais. A moradora enfatiza que, com as obras de duplicação da rodovia e o fechamento de uma das entradas ao Bairro do Pinhal (pela Santa Vitória), o movimento aumentou. "O outro acesso pela LIM-326 está difícil, pois a entrada ficou pequena. Então, muita gente usa essa outra estrada como rota", afirma.

A ponte já foi consertada pelos moradores. "Juntamos e arrecadados dinheiro para consertar, porque tinha acontecido um acidente com um rapaz de moto na época, há cerca de 5 anos. A prefeitura não ajudou em nada. A última vez que fizeram manutenção, que me lembro, faz uns 15 ou 20 anos. Porém, a estrada eles arrumaram ano passado. Depois de muita insistência. Os argumentos eram os mesmos. Tiramos foto do caminhão de lixo passando e enviamos. Disseram que quem deu a ordem para arrumar a estrada foi o Miguel Lombardi. O secretário dele que veio aqui a acompanhar a obra", conta.

Bárbara comenta que há uma lei que inclui as estradas de servidão, como é considerada esta a qual pedem o conserto da ponte, na programação de obras. Ela comenta que passa coleta de lixo no local e, no ano passado, a estrada foi arrumada.

LEI

Em 2017, o vereador Jorge de Freitas apresentou proposta de alteração em projeto de lei para inserir estradas e pontes no cronograma de obras de conservação.

O projeto foi aprovado e o texto diz: "as pontes serão inseridas no cronograma de execução de obras de conservação e manutenção, independentemente da utilização destas para acesso a serviços públicos ou não, excepcionalmente, após solicitação de interessado e laudo de órgão técnico responsável que a declare intransitável".

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos incluiu o local em sua programação de obras. Engenheiros da pasta vão hoje ao local para avaliar a situação para tomar as medidas necessárias. A secretaria avalia se essa ponte se enquadra na lei. No entanto, de qualquer maneira, a manutenção será feita, após a avaliação da equipe.

Obras ocupam as três salas do espaço, com bustos que retratam celebridades

Aberta desde outubro de 2018 no Espaço Cultural Engep, em Limeira, a exposição “Gente de Papel – a arte em papel machê de Madalena Marques”, será encerrada neste fim de semana com o lançamento do catálogo da mostra. As três salas do espaço recebem o amplo conjunto de esculturas de figuras humanas em papel machê, unindo criatividade a referências históricas e construtivas, e que perpassam as mais diferentes áreas do conhecimento. A curadoria da mostra é dos historiadores Ana Cláudia Cermaria e João Paulo Berto.

"Transitando pela técnica, pelas manifestações culturais e pela história da arte, esta mostra busca aproximar os visitantes a aspectos inerentes ao mundo criativo da artista Madalena Marques, um universo marcado pelo experimental, pelos desafios e pelo conhecimento artístico de alguém que tem na pesquisa a base para sua atuação e produção artística. São obras ímpares nas quais se evidencia o conhecimento com os suportes e a versatilidade da escultora em apreender aspectos inerentes a cada personagem representada", salienta o historiador.

Na exposição, são apresentadas 64 obras inteiramente produzidas em papel machê pela artista de origem mineira e atualmente residente em São Paulo. Entre estas, estão 50 minibustos que retratam personalidades brasileiras das mais diversas áreas, como música, filosofia, teatro, artes visuais, moda, história, esporte, entre outros, escolhidas pela artista e 10 esculturas em tamanho natural de mulheres retratadas em obras icônicas da história da arte ocidental, internacional e brasileiras.

No sábado, dia 19, durante a cerimônia de finalização da mostra, às 10h, será lançado o catálogo da exposição, que reúne fotografias das obras e textos da mostra, destacando as ligações históricas às soluções contemporâneas escolhidas pela artista na fatura de suas esculturas. A entrada é gratuita.

Com direção geral de Paulo Masuti Levy e coordenação executiva de Ivo Marreiro, a exposição é uma realização do Instituto Sociocultural “Cassio de Freitas Levy”, e fica aberta até este sábado, no Espaço Cultural Engep. Os horários de visitação são de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h, com entrada gratuita.

Além das pixações, lixo e fezes em estrutura feita para facilitar a vida de cadeirantes

A estrutura construída para facilitar a vida e a travessia de cadeirantes se tornou um problema em Limeira. Das rampas de acesso implantadas em diversos pontos do anel viário, a do Cecap tem registrado uso inadequado, com o despejo de lixo e fezes humanas. O problema, denunciado por moradores da região, foi constatado na tarde de ontem.

Para quem passa nas proximidades da rampa, que fica na linha de acesso de uma passarela de pedestres na área verde, próxima do semáforo recém-instalado, o difícil é lidar com o odor das fezes e do lixo. Para quem olha do anel viário, parece que está tudo em ordem. No lado voltado para o gramado é que foram deixados restos e embalagens, e deste lado do acesso da rampa é que defecaram. Daquele canto, qualquer pessoa fica oculta da movimentação da via ao lado,pela altura das paredes da rampa.

Moradores defendem que, devido ao mau uso, a estrutura seja substituída por grades. Da forma que está, o refúgio não é só para as necessidades fisiológicas, mas como esconderijo para outras práticas, de consumo de drogas a programas sexuais, como denunciam vizinhos. Há dois pontos de luz próximos da rampa, que, durante o dia, não é possível saber se estão funcionando. Daquele ponto, também não se sabe se a iluminação inibiria o mau uso.

Questionada sobre o que poderia ser feito em relação ao problema, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos informou que realiza a lavagem das rampas constantemente. "Esta, em específico, passou por limpeza na segunda quinzena de dezembro. Quanto à colocação de alambrados, a secretaria avaliará a possibilidade", respondeu. Em relação à iluminação, a pasta informou que o local foi alvo de furto recentemente e trabalha para a reposição dos fios e das lâmpadas nos pontos de luz que existem no local nos próximos dias.

Entrega de material para associados do Sinecol vai até 1º de fevereiro

O Sindicato dos Comerciários de Limeira e Região (Sinecol) deu início ontem à entrega gratuita de material escolar para os trabalhadores associados. Tem direito ao benefício os empregados do comércio de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme e Conchal, com filhos matriculados da pré-escola ao 9º ano do ensino fundamental.

São cerca de 20 itens em cada kit, com produtos que variam conforme cada série escolar. A entrega vai até 1º de fevereiro, e para obter o material é preciso comparecer ao sindicato munido de carteira de associado, carteira de trabalho com, no mínimo, seis meses de registro, os três últimos holerites (em dia com as contribuições), comprovante ou declaração de matrícula escolar para 2019, e a certidão de nascimento ou RG do estudante.

Em Limeira, o Sinecol fica na Praça Adão Duarte, 32, Vila Paulista. Em Leme, o endereço é Rua Coronel José Leme Franco, 563, Jardim Bela Vista. Em Conchal, a entidade fica na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 520, Centro.

Em 2018, foram entregues 2,5 mil kits em toda a base territorial do sindicato. “A entrega deste material é importante, pois auxilia o orçamento dos companheiros num período do ano bastante turbulento, com diversas contas a pagar”, afirmou o presidente do Sinecol, Paulo Cesar da Silva.

Moradora que sempre pagou o mínimo estranhou aviso de mudança no padrão de consumo

Moradores de Limeira voltaram a reclamar do valor destoante de contas de água e esgoto, em serviço prestado e cobrado pela concessionária BRK Ambiental. Diversos casos foram relatados em rede social, citando casos de contas que chegaram a dobrar de um mês para o outro.

A Gazeta ouviu alguns consumidores, que relataram alta inexplicada de um mês para o outro, em alguns casos, como problema recorrente. Uma das pessoas ouvidas informou que, da primeira vez, checou se não havia vazamento na residência, que não foi constatado. Mesmo assim, a conta voltou a ser emitida mais cara, numa casa com dois moradores.

Em outro caso, uma pessoa que nunca usou mais do que o mínimo, com limite de 10m³, viu o consumo "aumentar" depois da troca do hidrômetro. De acordo com a moradora, a troca foi sem o seu conhecimento, tampouco consentimento, já que o relógio foi colocado recentemente para o lado de fora da casa. A adaptação foi necessária para residências antigas, nas quais o relógio ficava do portão para dentro, dificultando a leitura quando não havia ninguém em casa. A concessionária tem notificado para a adaptação, para a qual é cobrada uma taxa, além da compra da caixa padrão.

A cobrança é feita de acordo com faixas de consumo. Quem consome até 10m³ paga a tarifa mínima de R$ 42,40, mesmo que use a metade desse volume. O custo atual é de R$ 2,12 para cada m³ de água e novamente cobrado para cada m³ de esgoto. Ou seja, deve ser multiplicado por 20 (10 m³ de água somado a 10 m³ de esgoto), que resulta no valor da conta mínima. A faixa seguinte vai de 11 m³ a 15 m³, com custo de R$ 2,91 o m³. Considerando o consumo máximo nesta faixa, a conta será de R$ 87,30. A estrutura tarifária pode ser consultada no site da concessionária.  

No caso da moradora que teve o hidrômetro trocado, o consumo de novembro, com pagamento em dezembro, foi de 7 m². Já a leitura de dezembro com o vencimento em janeiro foi para 9 m³, considerando 8 m² da leitura atual e 1 m³ residual. Foi a primeira medição após a troca do hidrômetro. Na leitura de janeiro para fatura em fevereiro, foi deixado um aviso para checagem das instalações internas, já que o consumo medido foi de 13 m³, acima do mínimo e fora do padrão de consumo, cuja média anual é de 6 m³. A conta ainda não havia chegado.

Na residência, não foram identificados vazamentos internos, e o relógio só parava de girar quando o registro era fechado, o que a moradora começou a adotar, por precaução. No local, onde só mora uma pessoa, sem mudança no padrão de consumo, a alteração foi vista com desconfiança, coincidentemente após a troca do hidrômetro.

A BRK Ambiental foi questionada sobre as reclamações, se estas têm sido formalizadas à empresa, se houve aumento das queixas e como tem sido apuradas. A concessionária informou que "os clientes que notarem aumento de consumo apontado nas contas de água e esgoto podem procurar a concessionária para que seja feita a checagem. Vale ressaltar que é importante que se faça a comparação do consumo mensal não só com a conta do mês anterior, mas também com a fatura do mesmo período do ano anterior. Essa medida pode ajudar a verificar se o consumo é mesmo atípico ou se está dentro do padrão do período. Isso porque aumentos e reduções sazonais das contas podem ocorrer de acordo com o período do ano, se mais quentes ou mais frios e férias, em mudanças que podem afetar o volume de água consumida". A concessionária informa que o número de reclamações relativas ao assunto está menor do que o registrado no mesmo período do ano passado e que está disponível para atendimento nos seguintes canais: Loja de Atendimento (Rua Visconde do Rio Branco, 186, Centro), telefone 0800-771-0001 (ligação gratuita e atendimento 24 horas por dia), site www.brkambiental.com.br/limeira, e redes sociais.

Uma onda de reclamações similares foi alvo de uma comissão da Câmara Municipal em 2017. Ainda há procedimento aberto sobre as reclamações no Ministério Publico, que estão em apuração.

Zovico, Germek, Sossego e França: meses de projeto antes da atração ir ao ar

Palhaço foca em resgatar valores como respeito; programação é inédita na região

De segunda a sexta-feira, às 11h30, a programação da TV Jornal é contagiada pelo colorido da Turma do Sossego. Com esquetes, sorteios, música e desenhos animados, o Palhaço Sossego desembarca direto da "Sossegolândia", com seus cachos azuis e roupas coloridas, para as casas das crianças.

A atração está no ar desde o último dia 19, mas a casa já comemora o sucesso, comprovado por centenas de fotos e vídeos que, todos os dias, são enviados. Criado pelo ator e apresentador Rogério Farias, o palhaço tem ideias que vão além de divertir e entreter.

O foco, conta ele, é também ensinar e resgatar valores importantes para a infância. "Falamos com as crianças sobre respeito, especialmente sobre valorizar os idosos. Falamos para elas respeitarem a terceira idade, afinal, eles criaram tudo que estamos vivendo. Precisamos que cresçam conscientes". Além de falar, ele também realiza ações em lares e carrega uma bengala para lembrar sobre o respeito aos idosos.

Sossego nasceu em 2002 e passou por diversas transformações. Em 2017, ele conseguiu aprovar um projeto por meio da lei Rouanet, o que possibilitou a finalização da proposta. "Criamos a Sossegolândia onde ele vive com sua turma, assiste o mundo e divulga a importância de ser criança e respeitar os mais velhos. É simples, mas muito verdadeiro".

No ar, Sossego recebe vídeos e mensagens de seu público. São crianças de Limeira e de diversas cidades da região. Ele aproveita para passar conceitos importantes, como a necessidade de saber usar o celular da maneira correta, sem deixar as clássicas brincadeiras de criança de lado. "Não vamos descartar a tecnologia, mas usá-la de forma mais saudável".

Todos os dias são sorteados ingressos para o cinema e livros. Semanalmente, as crianças concorrem ao "caderno dos sonhos". "Foi uma ousadia da TV regional em lançar um programa ao vivo no momento em que estamos. Precisamos de mais empreendedores assim com essa ousadia de acreditar que é possível transformar nosso país em algo melhor todos os dias. A programação é para a família e isso ocorre em todos os programas".

A vinda do Sossego à TV surgiu da iniciativa do diretor executivo da TV Jornal, Eduardo Zovico. Rogério e Eduardo estudaram juntos na faculdade. Ao ver a transformação do palhaço, convidou o ator para estar na TV. Para o futuro, Sossego ganhará um espetáculo.

SUCESSO NA TV E INTERNET

O diretor artístico da TV, Cláudio França, comenta que foram três meses de estudos e preparação para o cenário e quadros do programa. Além de França, o Gaúcho, Farias e Zovico, Hermas Germek Júnior, que dirige a atração, participou da construção do projeto. "Houve um trabalho grande de pesquisa. Na região, não há nenhum programa voltado à criança. Embora o país viva uma crise grande, resolvemos acreditar nesse projeto", citou França.

A repercussão vai além de Limeira e atinge as outras 20 cidades que possuem o sinal de cobertura da TV. "Pela internet, temos mensagens de outros estados e também temos visibilidade no exterior como Japão, Espanha e México".

EDUCATIVO E CULTURAL

O diretor executivo da TV Jornal, Eduardo Zovico, destaca que o produto é 100% educativo e cultural. "A intenção é resgatar costumes que estão se perdendo hoje como o respeito ao próximo, aos professores e à família. Ele tem como uma missão no ar esse resgate. Nessa nova geração que, desde pequena está conectada, temos a missão de tirar a criança um pouco desses eletrônicos e trazer para esse momento lúdico".

A preocupação também existe na escolha dos desenhos que são educativos. "Resgatamos alguns e, mesmo os mais atuais, são desenhos mais puros. Contribuímos com a formação do caráter das crianças e a resgatar esses valores. Quando vi o trabalho do Rogério, pensei que era possível resgatar essa magia na televisão para podermos divertir e, principalmente, educar", cita Zovico.

Dois veículos Renault Logan vão para Vigilância Epidemiológica e 3 Renault Kwid para a Atenção Básica

O prefeito Mario Botion entregou na última sexta-feira cinco veículos zero-quilômetro, que serão utilizados pela Secretaria da Saúde. O investimento, de R$ 216 mil de recursos próprios da pasta e de emendas parlamentares, faz parte do processo de renovação da frota. São dois veículos Renault Logan, destinados à Vigilância Epidemiológica, e três Renault Kwid para a Atenção Básica de Saúde.

Em 2018, outros sete veículos foram entregues à Saúde. “Nesses dois, anos, foram 12 veículos que vieram para renovar a frota. Todas essas ações têm sempre o objetivo de melhorar o atendimento aos nossos munícipes”, diz Botion. O investimento total para a renovação de veículos nos últimos dois anos foi de R$ 448,1 mil.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, acompanhou a entrega dos veículos e reforçou que a renovação da frota faz parte de um pacote de ações, assim como a reforma das Unidades Básicas de Saúde.

Grupo de Limeira surgiu em fevereiro de 2018 e se apresenta hoje

O Pátio Limeira Shopping preparou atração especial para os clientes. Hoje, às 19h30 a banda Bellaliz se apresenta na Praça de Alimentação.

O grupo surgiu em fevereiro de 2018 em Limeira com a missão de ser um diferencial no que diz respeito a músicas para cerimônias de casamento, debutantes e eventos corporativos. Em seu repertório canções como Titanium (Sia), My Girl (The Tempatations), Every Breath You Take (REM), When I Look At You (Miley Cirus) e outras que encantam o público.

A banda conta com os seguintes instrumentos: dueto de vozes, violão, violino, violoncelo, cajon (ou tajon, bateria) e teclado. O grupo gravou seu primeiro clipe logo no início de sua formação e, após alguns meses de divulgação, apresentou o segundo clipe com um medley de canções que marcaram época e outras mais atuais.

Estacionamentos especiais são utilizadas, muitas vezes, por quem não tem cartão

Há casos de pessoas que param e usam o cartão de um familiar para utilizar as vagas  

Estacionar na área central de Limeira é uma reclamação frequente dos motoristas. Quem precisa de uma vaga especial também não consegue, como relata um limeirense, que preferiu não se identificar. "A maioria das vagas para deficientes está ocupada irregularmente. Se observar, muitos não têm o cartão que permite estacionar e não vê agentes fiscalizando. As funcionárias da área azul não podem fazer nada. Desta forma, as pessoas continuam a estacionar irregularmente e prejudicar quem realmente precisa", enfatiza. Ele ressalta que o mesmo ocorre em estabalecimentos comerciais que possuem estacionamento.

O motorista ainda comenta que, dias atrás, rodou por cerca de 20 minutos para encontrar uma vaga. "Rodei cerca 4 km, em zigue zague, e não consegui. Todas estavam ocupadas e muitas sem cartão", diz. Ele é deficiente físico, mas não usa cadeira de rodas. Com sua deficiência tem dificuldade em andar, por isso, sempre precisa parar próximo de onde vai. Para ele, faltam mais vagas e fiscalização.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizou, no ano passado, duas campanhas de conscientização (maio e setembro) - inclusive, em uma delas, cadeirantes participaram. "O que falta é educação dos motoristas que param nas vagas irregularmente. Este ano já programamos mais campanhas", diz o secretário Rodrigo Oliveira. 

Segundo o secretário, conforme a legislação, todo município deve ter 2% do total de vagas especiais (idosos e deficientes). "Limeira tem mais que o pedido", afirma. São 74 para deficientes e 149 para idosos. 

De acordo a legislação, para fazer uso dessas vagas, é necessário colocar no veículo, em local visível, um cartão de identificação para vaga especial e exclusiva. Os cartões podem ser solicitados na sede da secretaria, na Prefeitura. Os guichês de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. 

Para o cartão de deficiente, é necessário apresentar original e cópia do comprovante de residência e RG ou da Carteira Nacional de Habilitação e preencher um formulário. Além de laudo médico com indicação da CID. Para idoso, a pessoa deve levar todos os documentos citados, menos o laudo. O cartão é gratuito e a emissão leva aproximadamente 10 dias. 

Quem ver o motorista cometendo uma irregularidade pode acionar os agentes de trânsito pelo telefone 3441-2816. A autuação é gravissima e o motorista leva 7 pontos na carteira de habilitação e paga multa de R$ 293,47. O carro pode ser guinchado. A secretaria ainda compila os dados de multas de trânsito aplicadas em 2018 e deve divulgar na próxima semana. 

AMPLIAÇÃO 

Os motoristas pedem mais vagas especiais. Oliveira comenta que avalia a ampliação. "No final do ano, encerra o contrato com a Hora Park e faremos nova licitação. Será criada a expansão de vagas rotativas, que também deve constar no Plano de Mobilidade. Portanto, serão criadas mais vagas especiais para idosos e deficientes". 

Toyota dirigido pela vítima bateu violentamente contra o muro

Acidente ocorreu na Via Jurandyr Paixão de Campos Freire

Limeira teve na manhã de ontem o primeiro acidente fatal do ano, na Via Jurandyr Paixão de Campos Freire, a estrada que dá acesso ao Horto Florestal, imediações do Jardim Campo Belo. A força da batida do automóvel contra o muro da antiga Cerâmica Batistella fez com que o motorista Advaldo Caetano de Souza, de 54 anos, fosse decapitado, provavelmente pelo cinto de segurança.

As causas do acidente são desconhecidas, mas Souza seguia sentido Horto Florestal e, a princípio, em alta velocidade. As razões que o fizeram avançar com o carro contra a parede serão apuradas pela Polícia Civil, mas o impacto foi tão forte que o automóvel bateu no muro e recuou alguns metros para trás. Perto de onde o carro bateu, há uma passagem elevada para pedestres. O muro fica à direita de quem segue para o Horto.

O airbag foi acionado e, após a decapitação, a cabeça caiu dentro do automóvel. Uma pessoa que parou para tentar prestar auxílio abriu uma das portas e a parte que foi cortada do corpo caiu no asfalto. A violência do acidente chamou a atenção dos socorristas e policiais que estiveram no local.

Os policiais civis Rogério e Advair, do 4º Distrito Policial (DP), bem como os policiais militares cabo Rodolfo e soldado Vinícius, foram ao endereço para recolher informações sobre o caso. A área foi isolada para que peritos do Instituto de Criminalística pudessem analisar as circunstâncias da colisão. Agentes de trânsito ajudaram a controlar o tráfego, que ficou lento até que os trabalhos policiais fossem concluídos.

DANOS E REGISTRO DO CASO

A frente do automóvel ficou completamente destruída e o Toyota foi recolhido ao Pátio Assist. O muro atingido não foi danificado. O delegado Francisco Lima, que responde interinamente pelo 4º DP, registrou o acidente como homicídio culposo na direção de veículo automotor. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Souza era natural de Panorama e residia no Parque Novo Mundo. Ele deixou esposa e dois filhos. O sepultamento está agendado para hoje, às 16h30, no Cemitério Parque. O velório ocorre no Cemitério Saudade II.

Projeto piloto do 156 está em andamento para a formatação das novas técnicas de abordagens dos munícipes

Chamados gerais tiveram queda; iluminação apagada em ruas e avenidas continuam como principal queixa

Levantamento da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Limeira mostra diminuição nos chamados ao 156. No ano passado, foram registrados 32.304 chamados ante 33.169 em 2017, queda de 7,8%.

Via telefone foram 30.571 contatos. Pessoalmente, foram 319 e, por meio do aplicativo do 156, que começou a funcionar em agosto, foram 1.466 contatos.

A queda também pode ser constatada pelo gráfico disponibilizado pela Ouvidoria com os atendimentos mês a mês. Começou em janeiro de 2018 com 3.863 atendimentos e apenas nos meses de março e maio é que os registros foram acima de 3 mil. Setembro teve a menor procura, com 1.984 chamados.

Foram 12.779 atendimentos para orientações gerais. Depois disso, lideraram os chamados por causa de lâmpadas apagadas e problemas na iluminação pública - em postes e passarelas (22), praças (240), lâmpadas acesas o tempo todo (131), oscilante (488) e o maior número foi de iluminação apagada em ruas e avenidas (4.381).

Na sequência, aparecem: poda de árvores (2.252 reclamações), limpeza de terreno particular (1.215), tapa-buraco (888) e alvará de funcionamento de estabelecimentos (861).

Outros assuntos que interferem diretamente na vida da população foram levados também ao 156, como desentupimento de bueiro (109) e limpeza deles (178). Obstáculos em calçadas, onde idosos e pessoas debilitadas podem se machucar, foram motivo para 257 queixas, e outras 103 sobre manutenção de guias e sarjetas. Outras 290 queixas foram por veículos abandonados.

Do transporte público, 47 chamados foram por problemas em abrigos, 19 por problemas de ônibus e 73 sobre a operação do transporte coletivo.

Os munícipes também fizeram sugestões: para o pedágio municipal (3), para o trânsito (877), para esportes (102), de capinação de grandes áreas (1.025), para transporte coletivo e táxi (34) e outras gerais (39).

Os bairros que mais solicitaram os serviços do 156 foram o Centro, Parque Abílio Pedro, Jardim Aeroporto, Boa Vista, Piratininga e Vila Queiroz.

Do total de atendimentos, 1.372 estão abertos, 677 novos, 213 pendentes, 196 rejeitados e 29.846 resolvidos. No início do ano passado, o ouvidor José Luis Bueno Junior disse que, no decorrer de 2018, o atendimento à população receberia uma "proatividade". Um projeto piloto era realizado para dar retorno às reclamações via telefone, como determinação do prefeito Mario Botion e do secretário de Comunicações, Antonio Peres, a qual o setor é subordinado. Um ano depois, a Gazeta questionou como está este projeto e, por meio de nota, a Ouvidoria disse que "esta etapa foi iniciada com a capacitação de servidores. O projeto piloto está em andamento para a formatação das novas técnicas de abordagens dos munícipes. A proatividade é um processo que está em curso e a proposta é, ao longo do primeiro semestre, finalizar a iniciativa".

Dos chamados, apenas
70 foram para elogio

No geral, dos 32.304 chamados, 26.204 foram solicitações de serviço e 4.709 denúncias de irregularidades. A Ouvidoria também classifica reclamação, como registro de insatisfação relativa ao serviço/atendimento público e, neste caso, foram 239. Também classifica o número de elogios, que foi o menor: 70 chamados. (RR)

Volume de entorpecentes tirado de circulação aumentou 61% no ano passado

GCMs tiraram 134,8 quilos de entorpecentes de circulação em 2018

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Limeira finalizou, nesta semana, as estatísticas de produção da Guarda Civil Municipal, referente a 2018. No ano passado, a apreensão de entorpecentes foi 61,5% maior do que em 2017. O distrito policial que mais recebeu ocorrências da corporação foi o 4º, no Parque Novo Mundo.

De acordo com o balanço, os GCMs tiraram de circulação no ano passado 134,8 quilos de entorpecentes. A maior parte foi maconha (85,8kg), seguida de cocaína (44,7kg) e crack (4,2kg). O volume total em 2017 foi de 83,5 quilos, ou seja, 51,3 quilos a menos.

Apesar do volume maior de drogas, o tráfico de entorpecentes não foi o tipo de ocorrência mais atendida pela GCM. No decorrer do ano passado, os casos que mais exigiram a presença de guardas foram os furtos (1.002 registros), seguidos de tráfico (365), localização de veículos (181), atos infracionais (172), roubos (162), lesões corporais (121), acidentes de trânsito com vítima (79), danos (75) e apreensão de objetos (55). O total de flagrantes (quando o suspeito é detido no ato da infração), incluindo adolescentes, aumentou. Passou de 277 em 2017 para 286 no ano passado.  

Quanto às apreensões de veículos pela Lei do Pancadão, que também permite aplicação de multa aos proprietários, foram 21 apreensões no ano passado contra 27 em 2017, ou seja, o volume caiu.

No balanço, também constam os crimes que ocorreram durante a Operação Natal Seguro, que, no ano passado, foi entre 15 e 27 de dezembro. Nesse período, foram registradas 38 ocorrências: 10 furtos a pedestres; 10 furtos contra estabelecimentos; 9 furtos de veículos; 4 roubos de comércios e 5 roubos de pedestres. Em 2017, foram 53 ocorrências.

Francisco Alves, o cabo Chiquinho, secretário de Segurança Pública, informou que o diferencial da Operação Natal Seguro mais recente foi o acréscimo de agentes nas ruas. “Levamos o pessoal da administração para nos auxiliar. Não apenas nas praças, mas também nos corredores comerciais. O Canil também auxiliou, além da parceria com os vigilantes noturnos e a integração com a Polícia Militar”, citou.

Quanto ao aumento da apreensão de entorpecentes, Chiquinho informou que diariamente há apreensões na cidade. “Houve redução geral nas ocorrências. Creio que houve uma migração para o tráfico de drogas. A Operação Saturação, feita no perímetro urbano e na zona rural, também contribuiu”, finalizou.

DELEGACIAS MAIS VISITADAS

As delegacias que mais recebem ocorrências dos guardas civis municipais também foram elencadas. No topo está o 4º DP , com 278 registros; seguido do 2º DP, no Morro Azul, com 221 ocorrências; o 1º DP (Centro), 186 casos, e o 3º DP (Boa Vista), com 176 registros.

Dentro da Operação Praça Segura, que é feita com o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), o número de pessoas abordadas nas praças caiu no ano passado: 1.005, dos quais 788 são homens e a maior parte (487) tem idade entre 40 e 59 anos. Em 2017, foram 1.089 abordagens.

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