Pesquisa mostra que brasileiro não sabe fazer networking

COM FOTOS: Divulgação Legenda: Eder Júnior é professor e contador

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Um estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE) feito com 650 executivos revela que bom relacionamento profissional não é o forte dos brasileiros. De acordo com o levantamento, 80% dos executivos atuantes em médias e grandes empresas reconhecem o networking como estratégico para o mercado de trabalho, mas não usam a ferramenta de modo eficiente.

 

A pesquisa mostrou ainda que a maioria das pessoas acredita que networking se define como uma boa rede de contatos, ou seja, conhecer várias pessoas e ser conhecido por elas. Esse conceito, segundo o professor e contador Eder Júnior, é muito simplista. “Na prática, o networking funciona quando além de conhecer as pessoas, você sabe o que elas fazem profissionalmente e as influencia de alguma forma”, explica.

 

Um dos grandes erros cometidos pelos profissionais é só usar o networking quando precisa. A construção de uma boa rede de relacionamento é um trabalho diário e é preciso tomar cuidado para não parecer oportunista. “O mercado muda muito rápido e, por isso, é importante estabelecer contatos trimestrais ou semestrais com a sua rede profissional para que as pessoas saibam que atividade você está desempenhando naquele momento”, orienta Éder.

 

Uma dica valiosa é participar de eventos, feiras e palestras que tenham como público-alvo pessoas que podem agregar valor à sua rede. “Quem não é visto, não é lembrado. Esse ditado é uma máxima que todos os profissionais deveriam ter como mantra”, afirmou.

 

Engana-se quem pensa que ter um bom networking deve ser uma preocupação apenas de empresários e empreendedores. Para se ter uma ideia, pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group afirma que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos.

 

 

EMPREENDA LIMEIRA

 

Uma boa oportunidade para ampliar a rede de contatos é o Empreenda Limeira que será realizado no dia 6 de outubro, a partir das 18h30, no Zarzuela. O evento, que vai reunir centenas de empresários e empreendedores de Limeira e região, trará o fundador da marca de óculos Chilli Beans, Caito Maia, para uma palestra que vai abordar dicas de vendas, de empreendedorismo e negócios. Os ingressos para o Empreenda Limeira já estão sendo vendidos e podem ser adquiridos pelo link https://bit.ly/3eSLaeP.

No Internet Connection