Lagoa de Iracemápolis ainda sofre com vazamento de esgoto

Prefeitura aposta numa parceria com o Clube dos Cavaleiros para desassorear lagoa

Iracemápolis
Ferramentas
TIPOGRAFIA

O cenário continua preocupante na lagoa do Centro de Lazer de Iracemápolis. Conforme a Gazeta adiantou recentemente, um vazamento de esgoto atingiu o Ribeirão Cachoeirinha que levou o material até a lagoa.

Na sexta-feira, a situação continuava grave e com peixes mortos, o que também já foi relatado. A Prefeitura fiz que o problema teve origem em um emissário da Rua Flamínio Barbosa Neves e a rede entupiu.

"As providências para resolver o problema foram tomadas pelo departamento municipal de Água e Esgoto (SAE) e envolveu setores como Defesa Civil e Serviços Urbanos. O cheiro ficou ruim por dias", disse.

O diretor do SAE, Beranilson Dias Fraga, informou que a equipe tem encontrado muito lixo irregular na rede de esgoto, jogado pelo vaso sanitário, como óleo de cozinha, gordura, absorventes, pregos, preservativos e fraldas. Esses materiais entopem a rede e o esgoto retorna ou transborda. "É importante que a população não descarte lixo pela rede de esgoto", cita.

A Prefeitura aproveitou o assunto, para citar que, mesmo antes do vazamento, a lagoa do Centro de Lazer estava suja e que tenta  viabilizar a limpeza do local, um serviço cujo custo é superior a R$ 100 mil.

Recentemente, citou, a Prefeitura propôs limpá-la em parceria com a Sabesp, mas isso depende da assinatura de um convênio. A proposta ainda não tem definição e está sob análise dos vereadores.

A programação, agora, é limpar a área por meio de parceria com o Clube de Cavaleiros, que solicitou o uso do Centro de Lazer para a Festa do Peão. "A Prefeitura autorizou o uso do espaço, mas pediu uma ação social por parte dos organizadores: a limpeza completa da lagoa com recursos arrecadados na Festa".

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection