Segundo o Sicomércio, queda nas vendas está em torno dos 70%, mas há setores que sofrem até mais
Quando viu as portas de sua loja fechadas, o comerciante Luiz Carlos Paulino precisou se reinventar e expor seus produtos na internet para manter seu comércio. Nesses três meses de isolamento social, as vendas caíram em torno de 70% no comércio de Limeira, conforme avaliação do Sindicato Patronal do Comércio Varejista. A saída para muitos são as vendas online.
Paulino comenta que começou a usar aplicativos como Instagram. "Usava um pouco do Whatsapp, mas tivemos que aprender e começar a usar essas ferramentas. Minhas vendas reduziram em torno dos 60% e esse foi o caminho para nos mantermos neste período", comenta ele.
Para começar esse novo passo em seu negócio, a loja Kalçatodos, ele contou com o apoio do filho que começou a fazer vídeos e fotos no Instagram e um cadastro para vendas online. "Fazemos também entregas. Claro que não é a mesma coisa que anteriormente, mas estamos com as contas em ordem. Estamos tentando".
E com as lojas fechadas e o isolamento imposto pelo novo coronavírus, essa tem sido a opção para muitos. O diretor do Sicomércio, Martin Clementino de Medeiros, comenta que, justamente devido à pandemia, projeções são difíceis, mas o sindicato pondera queda em média de 70% nas vendas em Limeira. "Há setores que sofreram mais, em torno dos 100%", cita ele.
INADIMPLÊNCIA
A pandemia torna difícil, também, analisar os dados da inadimplência em Limeira. Dados do SCPC, da Acil, mostram que houve queda na inclusão de registros de CPFs em 4%. As exclusões também caíram, em torno de 3%.
A equipe explica que, com as lojas fechadas e muitas equipes em home office, muitas não conseguem fazer a cobrança adequada e nem mesmo enviar os dados corretos ao SCPC. Grandes lojas e bancos também costumam a enviar dados para a central do SCPC.
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Recuperadora de crédito
mantém serviço na pandemia
A Recuperadora de Crédito, da Acil, continua a realizar os trabalhos de cobrança e acordos, mesmo em meio à pandemia. A coordenadora do SCPC em Limeira, Adriana Marrafon, cita que esse caminho tem sido importante para empresas que precisam receber seus débitos, mesmo fechadas durante o isolamento.
"Fazemos os contatos por telefone ou WhatsApp. Temos conseguido acordos para que as empresas continuem a receber", comenta.
Empresas que queiram conhecer o serviço podem entrar em contato pelo 97141-7322 (WhatsApp) ou crc@acillimeira.com.br.
Vendas despencam e comerciantes se reinventam
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