Projeto com jovens de Limeira fica entre os melhores em prêmio

Aluno e professora comentam a importância do voto da população para projeto - JB Anthero

Notícias
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 Estudantes da Etec Trajano e Gávia precisam do voto popular para alcançar 1º lugar

Estudantes da Etec Trajano Camargo e crianças atendidas pela Organização da Sociedade Civil Gávia receberam com alegria a informação de que projeto realizado por eles concorre a uma premiação nacional. A votação é popular, e segue até sexta-feira, dia 7.
Os jovens limeirenses podem conquistar o título de melhor projeto de jovens mobilizadores da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), pela Rede Mob Jovem, desenvolvida em 2019. O projeto está aberto a ser decidido por voto popular.

O protagonismo juvenil foi a causa escolhida pelos dois grupos de jovens do município da rede de mobilização. O grupo da Etec Trajano Camargo participou de formações políticas para jovens, e planejou as Rodas de Jovens com os estudantes das escolas municipais. Já o grupo da Gávia desenvolveu um projeto chamado “Protagonismo Juvenil” para conhecer e interagir com as crianças atendidas pela própria organização, que participam de outras atividades nos finais de semana na própria entidade.
Estudante da Etec Trajano, Gustavo Lopes da Silva é um dos alunos envolvidos no projeto. Ele comenta que cerca de 20 alunos integraram a proposta que levou às escolas municipais ensinamentos importantes, como o combate ao bullying e o respeito aos professores e pais.
"Trabalhamos esse projeto ao longo do ano, e é gratificante ver que podemos ser premiados. Isso irá fortalecer ainda mais nossas ideias e projetos", cita o aluno do 3º do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), em administração.

Professora e coordenadora da Etec, Patrícia Pascon Souto Tancredo destaca a importância da votação da população. "Estamos muito felizes em ter o projeto representando Limeira, entre outras 20 cidades. Queremos contar com o apoio das pessoas para votar em nossos alunos", cita.
A parceria do PVE, por meio do Instituto Votorantim, foi estabelecida em 2018 pela Prefeitura Limeira, por meio da Secretaria de Educação, e, em 2019, 18 escolas municipais integraram o projeto

A mobilização social pela educação é um dos eixos trabalhados pela parceria em que a Rede Mob Jovem faz parte, assim como a Gestão Escolar e a Gestão Educacional. Foram realizadas reuniões, que debateram o trabalho de mobilização no município junto às escolas e às comunidades para a melhoria e valorização da educação pública.
As ações foram desenvolvidas pela equipe de serviço social da pasta e envolveu técnicos e alunos da Secretaria de Cultura, estudantes da Etec Trajano Camargo, crianças atendidas pela Organização da Sociedade Civil Gávia, Ceprosom, entre outras entidades, representantes e lideranças da comunidade.
“A experiência dos últimos dois anos de parceria do PVE nos trouxe muitos ganhos como rede municipal. Formação de gestores, ações compartilhadas e uma grande ampliação no foco da mobilização social, justamente a área responsável por estreitar os laços entre a escola e a comunidade. E esse trabalho gerou frutos maravilhosos”, afirmou o secretário de Educação, André De Francesco, que pediu apoio da população para votar no projeto da cidade. “Vamos fazer Limeira ser exemplo para todo o Brasil.”

PARA VOTAR

O link para a votação pode ser encontrado no site da Etec Trajano (http://www.trajanocamargo.com.br/), e também pelas redes social do programa PVE Mobilização Limeira. Depois de encontrar o link com o projeto é só clicar em “votar”. Nesse link, é possível assistir a um vídeo que resume as atividades de 2019 da Rede Mob Jovens.

 

 

No Internet Connection