Limeira tem mais de 43 mil eleitores inadimplentes com a Justiça Eleitoral

Segurança
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é necessário fazer a regularização até o dia 8 de maio


Limeira contabiliza 43.100 mil pessoas com o título de eleitor suspenso ou cancelado. O Cartório Eleitoral orienta que essas pessoas devem regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral até o dia 8 de maio. Caso contrário, não poderão votar nas Eleições 2024 para os cargos de prefeito e vereadores.

O quantitativo refere-se, majoritariamente, aos eleitores que não compareceram nas últimas três eleições, não justificaram e não pagaram as respectivas multas. Cada turno conta como uma eleição independente.Os cidadãos em situação de cancelamento ficam impedidos de votar, de obter passaporte, de participar de concorrência pública ou administrativa estatal.

Em adição, os eleitores em situação irregular perante a Justiça Eleitoral ficam impossibilitados de ser nomeados em concurso público, entre outros impedimentos.Já os eleitores cujos títulos não se enquadram na situação de cancelamento, porém possuem pendências (multa por ausência às urnas), podem e devem participar do pleito.

A suspensão do título de eleitor também ocorre em caso de conscrição (prestação de serviço militar); condenação criminal definitiva; condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (em que não caiba mais recurso) e recusa ao cumprimento de obrigação a todos imposta ou de prestação alternativa.

Para regularizar o título cancelado, é possível realizar de forma online. Basta acessar o Autoatendimento Eleitoral no link: https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/, clicar em “Título Eleitoral”, ir até a opção “Regularize seu título eleitoral cancelado”, preencher o formulário e enviar os documentos solicitados. É importante anotar o número de protocolo e acompanhe o andamento também pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.

Os eleitores de Limeira que desejarem atendimento presencial devem comparecer ao Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), situado na Avenida Dr. Lauro Correa da Silva, nº 3.800, Jardim Adélia CavicchiaGrotta. As sedes da 66ª e 399ª Zona Eleitoral (ZE), ambas localizadas em Limeira, mudaram de endereço no ano passado.

Neste ano, mais de 217 mil eleitores de Limeira escolherão candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno do pleito está marcado para 6 de outubro, e o segundo turno para o dia 27 de outubro, onde for preciso.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection