Durante este mês, a Serasa possibilita que consumidores quitem suas dívidas por até R$ 100. A ação foi sucesso em 2020 e possibilitou que mais de seis milhões de dívidas fossem quitadas. Nesse ano, serão oferecidos mais de R$12 bilhões em descontos em mais de 14 milhões de dívidas.

O momento é desafiador e o número de inadimplentes no Brasil apresenta tendência de alta e o valor médio das dívidas por negativado é o maior dos últimos doze meses, chegando a R$ 3.937,38, de acordo com o Mapa Inadimplência no Brasil. A Serasa, em parceria com 24 empresas de diversos segmentos, oferece uma possibilidade única para que os consumidores possam pagar seus débitos com descontos que chegam a 99%.

A ação tem tempo limitado e conta com 24 empresas participantes da campanha. Entre elas, Bradesco, Casas Bahia, Claro, Itaú, Pernambucanas, Renner, entre outras.

A gerente da Sereasa, Nathalia Dirani, ressalta que o propósito é oferecer soluções para melhorar a saúde financeira da população. “Nesse momento tão difícil, acreditamos que a ação de R$100 é, novamente, uma excelente opção para que os brasileiros negociem suas dívidas por um valor que caiba no bolso e possam retomar o acesso ao crédito”, diz.

As consultas podem ser feitas de forma gratuita nos seguintes canais oficiais: site www.serasalimpanome.com.br, App Serasa, WhatsApp e ligação gratuita para o 0800 591 1222. 

Shopping Nações foi inaugurado em 2013 e, em 2017, uma nova gestão assumiu o empreendimento

Inaugurado em 2013, o Shopping Nações trouxe mais uma opção de compras para Limeira. Após enfrentar dificuldades, o empreendimento foi vendido e, em 2017, entrou uma nova gestão.

Em 2018, Luciana Bragante Nasr, atual administradora do Nações, assumiu o empreendimento. Ela conta que era um novo universo, já que o grupo não atuava na área de varejo. “Compramos o imóvel, mas a ideia não era continuar com o shopping, mas nos encantamos pelo projeto. Por isso, resolvemos seguir, inclusive porque muitas pessoas ficariam sem emprego. O lado social falou mais alto”, conta.

A partir daí, Luciana ressalta que começaram a ‘colocar a casa em ordem’. “Tínhamos vários problemas para resolver internamente e foi o que fizemos. Depois de um ano, começamos a pensar nos projetos”, diz.

Em 2019, iniciaram as negociações para instalação de novas operações no shopping e contratos foram fechados. “O objetivo era, em 2020, já ter várias operações, mas a pandemia atrapalhou os planos. Ainda temos alguns contratos da época assinados”, salienta.

Entretanto, Luciana enfatiza que o trabalho continua internamente para reposicionar o empreendimento. “A ideia é mudar o foco e não fechar. Acredito muito no comércio local e na cidade. As pessoas acham que estamos parados, mas não. Estamos trabalhando. Dentro tem uma máquina que funciona o tempo todo”, afirma.

A administradora diz que o momento requer cautela. “Não posso investir sem analisar. A instabilidade do mercado não permite um passo muito largo, mas há projetos. Enquanto isso, trabalhamos seguindo todos os cuidados que a pandemia exige”. 

Rodrigo Souza

Governo do Estado de São Paulo repassou no total R$ 653,6 milhões às prefeitura paulistas neste mês

Os municípios paulistas receberam, nesta semana, mais um repasse de do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do governo do Estado de São Paulo. O depósito é referente ao arrecadado entre os dias 5 e 8 de julho. O montante é de R$ 653,60 milhões. No primeiro semestre de 2021, a Secretaria da Fazenda e Planejamento depositou R$ 17,37 bilhões aos municípios paulistas.

Neste primeiro depósito do mês, Limeira recebeu R$ 8,9 milhões. No primeiro semestre, o valor repassado somou R$ 127,2 milhões.

Os recursos arrecadados se destinam ao atendimento de exigências sociais e melhoria dos serviços públicos, como educação, saúde e segurança.

O ICMS é um imposto que incide sobre produtos, como eletrodomésticos, alimentos, serviços de comunicação e transporte intermunicipal e interestadual, entre outros. A arrecadação advinda desse tributo é encaminhada para os estados e usado por eles para as diversas funções.

Os valores depositados aos municípios correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.

De acordo com a secretaria, os valores semanais transferidos aos municípios variam em função dos prazos de pagamento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações desses depósitos oscilam conforme o calendário mensal, prazos de recolhimento e volume dos recursos arrecadados.

A agenda de pagamentos, conforme a pasta, está concentrada em até cinco períodos diferentes no mês, além de outros recolhimentos diários, como os relativos à liberação das operações com importações.

REGIÃO

Cordeirópolis recebeu o montante de R$ 2,7 milhões e soma R$ 41,2 milhões já repassados pelo governo.

Para Iracemápolis foram repassados R$ 864,7 mil. O município já recebeu R$ 13,1 milhões, neste ano.

Artur Nogueira recebeu R$ 819,8 mil neste mês e soma total de R$ 12,4 milhões de repasses de ICMS.

Engenheiro Coelho soma R$ 512,1 mil de repasse de julho e total do ano é de R$ 7,8 milhões.

ESTIMATIVA

Segundo a secretaria de estado, em julho, a estimativa é transferir às prefeituras total de R$ 2,9 bilhões em repasses de ICMS. Os depósitos semanais são realizados sempre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a lei.

Há 11 anos a Seven Boutique trabalha com moda feminina, oferecendo às mulheres variedade de produtos, qualidade e atendimento personalizado. “Nosso objetivo é manter sempre na moda a mulher moderna, que tem inúmeros afazeres, mas não deixa de lado a sua feminilidade e gosta de estar sempre bem vestida”, diz Jacqueline Cardoso, proprietária da loja.
Hoje, a Seven atende apenas de forma online. Jacqueline conta que a ideia de migrar para online surgiu em 2017, quando começou perceber que a loja física limitava o alcance das vendas devido à crescente demanda de pedidos que chegavam por meio do WhatsApp e do Instagram. “Assim, iniciamos um planejamento de um ano, em que incentivávamos o cliente para, ao invés de ir até a loja, comprar sem sair de casa. Quando alcançamos o volume de vendas necessário, vimos que era chegada a hora da migração, então, com frio na barriga, mas confiante em nosso planejamento, migramos a Seven Boutique para o online”, explica.
Quanto aos desafios desse modo de atendimento, Jacqueline diz que o maior é a apresentação do produto, que exige criatividade e constância, já que as clientes não têm mais o ponto físico para visitar. No entanto, há muitas vantagens como o custo reduzido de estrutura, alcance nível Brasil e possibilidade de vendas 24h.
Jacqueline ressalta que as vendas tiveram um aumento significativo durante a pandemia. “Como já estávamos há dois anos trabalhando dessa forma, nos adaptamos bem à quarentena”, comemora.
Ela conta ainda que há um novo projeto em execução que será revelado em breve, por meio das redes sociais.

 

Pandemia não afetou financeiramente a empresa; “não tivemos perdas, nosso faturamento aumentou, este foi o melhor ano dentre os 26 anos de loja”, diz Rodrigo Oliveira

Há 26 anos no mercado, a empresa RR Parafusos é uma das referências na construção civil, do interior de São Paulo.

A empresa iniciou suas atividades em 1995, com apenas um funcionário, quando dois irmãos resolveram empreender. Parafusos era o foco principal da loja.

Hoje, a RR tem uma filial em Artur Nogueira, contudo, a sede se mantém em Limeira, na Avenida Fabrício Vampré. São 1.200 m² de instalação e mais de 35 mil itens em estoque para pronta entrega, como ferramentas elétricas, epis, colas, materiais elétricos, lixas, utilidades domésticas, compressores, instrumentos de medição, mangueiras, máquinas de solda, ferramentas de corte e ferramentas agrícolas. “Fornecemos produtos de uso doméstico, profissional e industrial, com equipe treinada para orientar sobre aplicações e funções de cada item disponível, de acordo com as necessidades e especificidades. Também realizamos serviços de entrega de peças para a região”, explica Rodrigo Oliveira, responsável pela área de marketing.

O grupo conta com mais de 100 funcionários e, além das lojas, a RR Parafusos oferece, em outro estabelecimento, assistência técnica autorizada das marcas Dewalt, Makita, Stihl, Garthen, Tramontina, Vonder e Bosch. “Trabalhamos apenas com peças originais, concedendo garantia de três meses tanto no conserto quanto nas peças trocadas”, diz.

Rodrigo conta que 60% dos atendimentos e vendas são presenciais, entretanto, continua realizando serviço de entrega de peças para Limeira e região, via televendas.

Contudo, durante a pandemia, a principal dificuldade não foi com as vendas, e sim com a falta de produtos, atrasos de entrega e aumento de preços por parte dos fornecedores. Com isso, no período mais crítico, acabou comprometendo os estoques. “Em contrapartida, não tivemos perdas, muito pelo contrário, nosso faturamento aumentou, sendo o melhor ano dentre os 26 anos de loja”, comemora. “Foi preciso aumentar a quantidade de guichês de atendimentos e de funcionários. Assim, acabamos investindo ainda mais na loja, melhorando a infraestrutura e aumentando o mix de produtos e novos seguimentos. Estamos implementando também painéis solares”, completa.

A loja continua expandindo. “Desde que começou, seguimos comprando imóveis vizinhos, inclusive, neste ano, adquirimos mais um. Já demolimos e estamos em processo de construção de um novo espaço, que terá acesso pela rua lateral”, acrescenta.

Rodrigo atribui o sucesso, principalmente ao atendimento que, de acordo com ele, sempre foi o diferencial da empresa. “Nosso constante crescimento é reflexo de anos de investimento em capacitação de bons profissionais, comprometimento e transparência com os clientes e parceiros. Temos pessoas especialistas, em setores específicos como o elétrico, mecânico e pneumático. Desta forma conseguimos minimizar os erros de vendas e ajudar o cliente de forma personalizada”,

Para auxiliar os clientes no pagamento das faturas de água e esgoto e ainda oferecer benefícios em troca, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em Limeira, e o PicPay retomam a ação que garante parte do dinheiro de volta no pagamento das contas emitidas pela concessionária.

Com a campanha, os novos clientes cadastrados no PicPay recebem até 40% de cashback, com um limite de R$ 15,00, no pagamento à vista. Além disso, todos os clientes, usuários novos e já ativos na plataforma, podem receber até R$ 700,00 de volta e parcelar as contas em até 12 vezes no cartão de crédito.

Para os novos clientes do aplicativo que escolherem parcelar as contas, as condições oferecidas são: pagamento em 2 até 5 vezes recebem até 5% de volta; de 6 a 11 vezes garantem 10% de retorno; e em 12 vezes tem um cashback de 20%. Aos usuários que já utilizaram o PicPay, os percentuais de cashback são: 2 a 5 vezes recebem 10%; de 6 a 9 vezes 15%; 10 ou 11 vezes 20%; e em 12 parcelas o retorno é de 30%. Em todas as situações, o valor limite que o cliente pode receber de volta é de R$ 700,00.

A nova campanha comercial da parceria entre BRK Ambiental e PicPay tem início nesta semana e se estende até o dia 12 de setembro.

“A parceria com o PicPay é mais uma alternativa para auxiliar os nossos clientes no pagamento das contas de água e esgoto, queremos oferecer soluções que sejam atrativas para todos. Além disso, com o crédito gerado, é possível utilizar os valores para o pagamento das próximas faturas ou em outras operações disponibilizadas no aplicativo”, explica Karina Pereira, coordenadora comercial da BRK Ambiental.

Confira o passo a passo para realizar o pagamento na plataforma:

- Baixe o aplicativo nas lojas de aplicativo Google Play ou AppStore;

- Faça o cadastro seguindo os passos demonstrados na tela inicial do PicPay;

- Após o login efetuado, selecione a opção “Pagar conta”;

- Escolha entre ler ou digitar o código de barras manualmente. Em caso de faturas digitais, basta copiar o código de barras e selecionar a segunda opção;

- Confira o valor na tela e toque em “Próximo”;

- Confirme os dados bancários, sua forma de pagamento, a quantidade de parcelas e toque em “Pagar”.

Caso o pagamento seja aprovado imediatamente, o comprovante fica disponível no aplicativo. Em situações em que for necessária a análise de segurança do cartão de crédito, o cliente deverá aguardar o e-mail e/ou notificação do PicPay.

A BRK Ambiental oferece ainda a opção de pagamento das faturas com cartão de crédito, para isso basta cadastrar os dados do cartão na agência virtual Minha BRK (minhabrk.com.br) e o pagamento é debitado automaticamente a partir da próxima conta emitida. Os clientes também podem optar pelo serviço de internet banking ou o débito automático para quitar as faturas.

 

Campel Bike disponibiliza diversos tipos de bicicletas, acessórios, vestuário e peças

No próximo dia 16, é comemorado o Dia do Comerciante. Hoje, a Gazeta começa a publicar a história de alguns estabelecimentos de Limeira como forma de homenagear esses empreendedores e valorizar o comércio local. Felipe Jefferson Soares dos Santos é proprietário da Campel Bike, que existe há 18 anos. Ele conta que começou em 2003 como bicicletaria Santa Eulália. “Em 2010, foi alterado o nome para Campel Bike”, diz. A história da empresa começou a partir de uma paixão de Felipe, que, desde jovem, sempre gostou de consertar bicicletas. Naquela época, enxergou uma possibilidade de empreender. “Vi a necessidade de uma bicicletaria no bairro para manutenção das bicicletas dos trabalhadores que utilizavam como transporte. Foi assim que comecei”, observa. O mercado de bicicleta sempre teve procura, mas com a pandemia, esse setor foi surpreendido com a alta demanda. “Tivemos uma alta procura para compra de bike, tanto para a atividade física quanto para locomoção e passeio”, conta. A Campel Bike disponibiliza diversos tipos de bicicletas, acessórios, vestuário e peças. Além disso, possui uma oficina para manutenção das bikes e toda assessoria para quem quer começar nesse universo. Hoje, com o crescimento do online, Felipe também aposta no marketing nas redes sociais. Além de fazer com que a loja seja mais conhecida, ele publica dicas para atrair o público. Como forma de incentivo, a Gazeta, em parceria com a Campel, vai sortear uma bike aro 26, no próximo dia 30, pelo Instagram.

A Petrobras anunciou que vai aumentar os preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha (GLP) a partir de terça-feira, 06 de julho. Segundo a estatal, os reajustes acompanham a elevação nos patamares internacionais de preços de petróleo e derivados.

Para a gasolina, o aumento médio será de R$ 0,16 (6,3%), fazendo com que o litro do combustível saia de R$ 2,53 e chegue a R$ 2,69 nas refinarias da estatal. Já o diesel terá um reajuste médio de R$ 0,10 (3,7%) por litro, que passará custar R$ 2,81 nas refinarias da Petrobras. A estatal anunciou ainda que o preço médio de venda do GLP para as distribuidoras passará a ser de R$ 3,60 por kg, refletindo um aumento médio de R$ 0,20 por kg.

Até chegar aos consumidores finais, os preços cobrados nas refinarias da Petrobras na venda às distribuidoras são acrescidos de impostos, custos para a mistura obrigatória de biocombustível, margem de lucro de distribuidoras e revendedoras e outros custos.

Fonte: Agência Brasil

O demonstrativo de rendimentos para declaração do Imposto de Renda de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pode ser obtido no Portal Meu INSS, com login e senha (gov.br/meuinss ou aplicativo para celulares).

Ao acessar o sistema com a senha, basta escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emitir o documento. Se houver problemas com a senha de acesso mais informações podem ser obtidas no portal de serviços do Governo Federal.

Caso seja o primeiro acesso no gov.br/meuinss, é necessário fornecer os dados solicitados na área de login e fazer o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

Devido às medidas de prevenção da pandemia da covid-19, o extrato somente estará disponível em meio eletrônico. 

A Caixa Econômica Federal encerra hoje (29) a etapa de pagamento do auxílio emergencial com a liberação do crédito para 3,2 milhões de brasileiros nascidos em dezembro, no ciclo 6 de pagamentos do programa. Serão depositados R$ 1,2 bilhão nas contas digitais dos beneficiários, que não fazem parte do Bolsa Família. Os pertencentes ao Bolsa Família já receberam o último benefício de acordo com o calendário e critérios do programa social.

Do total, 50,3 mil pessoas receberão R$ 62,2 milhões da parcela do auxílio emergencial regular, no valor de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães chefes de família). Os demais, 3,2 milhões de beneficiários, serão contemplados com parcela do auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães chefes de família), num total de R$ 1,1 bilhão.

Os recursos estarão disponíveis na poupança social digital e poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. 

A Caixa Econômica Federal paga hoje (28) o auxílio emergencial para 3,2 milhões de brasileiros nascidos em novembro. Serão liberados cerca de R$ 1,1 bilhão para beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família, no ciclo 6 de pagamentos do programa. Os pertencentes ao Bolsa Família receberam de acordo com o calendário do programa social.

Do total, 49,1 mil receberão os recursos referentes a parcela do auxílio emergencial regular, no valor de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães chefes de família). Os demais, 3,2 milhões, serão contemplados com parcela do auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães chefes de família).

Os recursos estarão disponíveis na poupança social digital e poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.

O calendário de pagamentos do auxílio emergencial é organizado em ciclos de crédito em conta poupança social digital e de saque em espécie. Os beneficiários recebem a parcela a que têm direito no período, de acordo com o mês de nascimento.

Liberação de dezembro já está disponível e é referente às compras ou doações realizadas em agosto

A Secretaria da Fazenda e Planejamento liberou R$ 22.360.405,52 em créditos mensais aos participantes da Nota Fiscal Paulista. Deste montante, as instituições filantrópicas têm à disposição mais de R$ 10,9 milhões em créditos para utilização em seus projetos. Já para pessoas físicas e condomínios foram destinados R$ 11,4 milhões. Os créditos são referentes às compras e doações de documentos fiscais realizadas em agosto deste ano.

Para transferir os recursos para uma conta corrente ou poupança de mesma titularidade, basta utilizar o aplicativo (app) oficial da Nota Fiscal Paulista pelo smartphone ou tablet, digitar o CPF/CNPJ e senha cadastrada e solicitar a opção desejada. Quem preferir pode utilizar a página do programa na internet: portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp. Em ambas as opções os valores serão creditados na conta indicada em até 20 dias.

Os créditos da Nota Fiscal Paulista permanecem à disposição dos participantes por um ano a contar da liberação e podem ser utilizados a qualquer momento dentro desse período. O valor mínimo para transferência é de R$ 0,99.

A Caixa Econômica Federal liberou hoje (27) o saque em espécie e transferências do auxílio emergencial para 3,8 milhões de beneficiários nascidos em dezembro. Esses beneficiários, que não fazem parte do Bolsa Família, tiveram o dinheiro creditado na poupança social digital no dia 30 de setembro.
Com a liberação de hoje, a Caixa encerra o calendário desse ciclo. No ciclo 2 do auxílio emergencial, mais três públicos foram incluídos: trabalhadores que fizeram o cadastro nas agências dos Correios entre 2 de junho e 8 de julho; trabalhadores que fizeram a contestação pelo site da Caixa ou App Caixa Auxílio Emergencial de 3 de julho a 16 de agosto e foram considerados elegíveis; e beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em meses anteriores, mas que tiveram o benefício reavaliado em agosto. (Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal paga hoje (16) o auxílio emergencial para 3,6 milhões de brasileiros nascidos em julho. Serão liberados R$ 1,6 bilhão para beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família, no ciclo 3 de pagamentos do programa. Os pertencentes ao Bolsa Família recebem de acordo com o calendário do programa.
Do total, 1,3 milhão receberão R$ 800 milhões referentes a parcela do auxílio emergencial regular, no valor de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães chefes de família). Os demais, 2,3 milhões, serão contemplados com a primeira parcela do auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães chefes de família), num total de R$ 800 milhões.

Os recursos estarão disponíveis na poupança social digital e poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. (Agência Brasil)

 

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve alta de 3,4% na passagem de julho para agosto deste ano. Com o resultado, o indicador atingiu o maior patamar da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), iniciada em 2000, ficando 2,6% acima do recorde anterior, de outubro de 2014.
Essa foi a quarta alta consecutiva do indicador, depois dos recuos de 2,4% em março e de 16,7% em abril, devido ao início das medidas de isolamento adotadas por causa da pandemia de covid-19. O estudo foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
O varejo também registrou altas de 5,6% na média móvel trimestral, de 6,1% na comparação com agosto de 2019 e de 0,5% em 12 meses. No acumulado do ano, no entanto, teve queda de 0,9%.
Na passagem de julho para agosto, cinco das oito atividades do comércio varejista tiveram alta: tecidos, vestuário e calçados (30,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%), móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%) e combustíveis e lubrificantes (1,3%). (Agência Brasil)

 

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