Ex-Inter de Limeira, Thiago Carpini é o novo técnico do São Paulo

Esportes
Ferramentas
TIPOGRAFIA

O São Paulo fechou a contratação de Thiago Carpini. O treinador será o substituto de Dorival Júnior, que deixou o clube para assumir a Seleção Brasileira. O Tricolor vai pagar uma multa de R$ 1 milhão ao Juventude, com quem ele tinha vínculo até o final desta temporada.
Em nota, o Juventude confirmou a saída dele, do auxiliar Estephano Djian e do preparador físico Caio Gilli. O contrato com o São Paulo será válido por uma temporada, com renovação automática em caso de título de Copa do Brasil, Brasileirão ou Taça Libertadores da América.
Carpini tem 39 anos e começou a se destacar no Guarani, quando saiu de auxiliar para interino e salvou o Bugre do rebaixamento para a Série C em 2019. Em 2021, levou a Inter de Limeira para as quartas de final do Paulistão. Foram seis vitórias (curiosamente todas por 1 a 0 contra Novorizontino, Ituano, Ponte Preta, Palmeiras, São Caetano e Guarani) e sete derrotas. O Leão caiu na segunda fase diante do Corinthians por 4 a 1, na Néo Química Arena.
Carpini repetiu a dose em 2022 com o Santo André, chegando até as quartas de final e perdendo a vaga para o Palmeiras. Em 2023, foi vice-campeão paulista com o Água Santa, perdendo o título para o Palmeiras.
No segundo semestre do ano passado, assumiu o lugar de Pintado no Juventude e levou o time de Caxias para a Série A do Campeonato Brasileiro. Em 32 jogos, venceu 17, empatou 11 e teve apenas quatro derrotas, com um aproveitamento de 65% dos pontos disputados pelo clube. Terminou a Série B na vice-liderança, sete pontos atrás do campeão Vitória.
Vale lembrar que o técnico teve negociações com o Santos e chegou a ser entrevistado por Paulo André no Cruzeiro, mas acabou não sendo contratado.
Paulista de Valinhos, Carpini teve carreira como volante e zagueiro, com passagens por Ponte Preta, Guarani, Atlético-MG e Bahia. E conseguiu jogar no clube do coração, o Bugre. Fez 58 jogos, entre a Série C de 2014 e a Série A-2 de 2016. Foi o penúltimo clube. Parou na Caldense-MG, em 2017.
Estudou Educação Física na UNIP, de Campinas. Depois de parar, fez cursos da CBF e teve sua primeira experiência como auxiliar de Evaristo Piza, primeiro no XV de Piracicaba e depois no Botafogo-PB, onde foi vice-campeão da Copa do Nordeste.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection