Volume do Só Cacareco aumenta 34% no semestre

Seviço passa em todos os bairros, mas descarte irregular supera em volume mensal

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Desapego e influência econômica são fatores considerados para alta

No primeiro semestre de 2019, o Só Cacareco, serviço que coleta materiais inservíveis nos bairros de Limeira, acumulou 570 toneladas. A quantidade é 34% maior do que a coletada no segundo semestre de 2018, de 425 toneladas. No primeiro, havia sido 426, totalizando 852 toneladas.

Entre os fatores considerados para a alta, está a influência da economia, como explica Isabela Giacon Pitton, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. "Sabemos que o maior consumo reflete na quantidade de resíduos, e este pode ser um fator", avalia. A percepção também ocorre diante dos volumes de meses como dezembro, quando é pago o 13º salário, também usado para renovar mobília.

O serviço coleta principalmente móveis velhos, e o sofá é campeão de descartes. A estimativa é que sejam coletadas ao menos 20 unidades por dia. Todo o material é descartado no aterro, mesmo os que têm alguma condição de uso. Mas, geralmente, esses nem chegam ao caminhão, são retirados nas ruas antes do serviço passar.

O Só Cacareco não coleta entulho ou lixo doméstico, para os quais há serviços específicos. Além da coleta domiciliar de segunda a sábado na área urbana e também em mais de 40 pontos da área rural, há diversos ecopontos para o descarte de entulho.

CONSCIENTIZAÇÃO

Isabela esclarece que não é feito agendamento para retirada de materiais, mas a secretaria informa projeções de quando o serviço passará pelo bairro em questão. O ciclo de cobertura de todas as regiões dura em média 120 dias, com a divulgação da programação semanal toda sexta-feira, no site da prefeitura. Só é adiado em caso de chuva. Se a pessoa tiver muita pressa para se desfazer do material, deve levá-lo ao aterro.

O descarte irregular pode levar à autuação, mas ainda é muito frequente. Em junho, foi recolhida a menor quantidade de materiais, com 66 toneladas, enquanto maio foi a maior, com 109 toneladas. Mas o recolhido na limpeza do descarte irregular chega ao dobro: em abril, foram 200 toneladas tiradas de locais como áreas verdes. O maior volume, tanto da coleta quanto do descarte irregular, provém de regiões com famílias em situação de vulnerabilidade social, em bairros como Olindo de Luca e Odécio Degan.

DESAPEGO

O desapego é outro fator considerado na alta do volume recolhido no último semestre. Mas Isabela atenta à necessidade de reavaliar a produção de resíduos. Quando é colocado na calçada, o material não deixa de ser problema de quem o descartou. "Quando se acha que tudo que não serve é lixo, é necessária a conscientização na geração de resíduos, que devem ser reduzidos. Há tecnologias para o reaproveitamento desse tipo de material, mas o município não dispõe dela", acrescenta.

Informações sobre o serviço ou denúncias de descartes irregulares podem ser feitos pelos telefones 3404-9770 e 3404-9753, da Secretaria de Obras. Outros canais de fiscalização são o 156, o departamento de fiscalização do Meio Ambiente, 3442-9628, além do Plantão Ambiental pelo 153, fora do horário comercial.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection