Projeto prevê instalação de botão do pânico nas escolas de Limeira

Foto: gscseguranca

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

O ataque a duas escolas de Aracruz, no Espírito Santo, chocou o país na última sexta-feira (25). Ao todo, quatro pessoas morreram e 13 ficaram feridas pelos tiros disparados por um adolescente de 16 anos que invadiu os colégios utilizando roupas camufladas com símbolos nazistas e armas do pai, que é policial militar.

Em caso recente em Limeira, um policial militar de folga atirou e matou um morador em situação de rua em uma escola na Via Guilherme Dibbern, no Alto do Graminha. O homem invadiu uma escola bilingüe e teria discutido com o militar que estava no local. Após o entrevero, o homem foi colocado para fora da escola e voltou, minutos depois, armado com uma foice.

Com o aumento de casos de violência em escolas, o projeto de lei protocolado no dia 24 de novembro, pelos vereadores Waguinho da Santa Luzia e Marco Xavier estipula a instalação de dispositivo eletrônico de segurança denominado botão do pânico nas escolas públicas municipais de Limeira. O acionamento será usado para enviar sinal de alerta para os órgãos de segurança pública.

O botão deverá ser instalado em local da escola onde haja restrição por questão funcional de acesso a alunos, a fim de evitar o acionamento desnecessário, devendo ser utilizado pelos diretores e coordenadores, quando constatado perigo iminente, violência ou desastre nas escolas.

Ainda segundo o projeto, deverá ser instalado dispositivo que acione sirene de alto volume no lado externo da escola pública, para chamar atenção de transeuntes para alertar da possibilidade de ocorrência de ato de violência no local.

O projeto vai passar para avaliação das comissões permanentes da Câmara, para posteriormente, se aprovado, ser votado em Plenário. Se aprovado pelos vereadores durante a sessão ordinária, ele segue para a sanção do Executivo.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection